Ponto e Vírgula 03/01/2026
Sobe – Delegada da Polícia Federal que não se dobrou na audiência que tratou do banco Master na semana passada.
Desce – Direção dos Correios que demorou para anunciar o grande rombo nas finanças da instituição.
Partido e votos
Sem alarde, o pré-candidato a deputado estadual Pedro Américo tem se movimentado sistematicamente em várias cidades do interior baiano. Ele tem duas missões: contribuir para a formação da chapa do seu partido, o Cidadania, e amealhar votos para ser o primeiro do seu partido. Ele não tem perdido de vista a sua base principal que é Feira de Santana.
Cooperativas e Pablo
O vereador e pré-candidato a Estadual Jurandir de Carvalho é outro que tem buscado votos fora de Feira. Ele tem uma boa base de relação com lideranças da agricultura familiar e também cooperativas de pescadores em todo o Estado. O vereador licenciado tem uma base consistente no apoio que receberá do secretário de Educação Pablo Roberto, em Feira de Santana.
Novidade
Uma candidata do segmento evangélico pretende ter uma base de votos na Princesa do Sertão. Trata-se de Rogéria Santos (Republicanos) que tem origem na Igreja Universal do Reino de Deus. Na última eleição, teve como principais bases de voto Salvador, Camaçari, Vitória da Conquista e Lauro de Freitas. Ela também tem mantido contatos com outras denominações religiosas em Feira de Santana.
13 / 22 deu sorte
Um bolão que reuniu o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), seu irmão Renato Bolsonaro e um assessor acertou a quadra da Mega da Virada, sorteada na quinta-feira (1º). Segundo informações do portal InfoMoney, o jogo continha seis números: 06, 13, 21, 22, 32 e 59. Quatro deles foram sorteados, garantindo a premiação da quadra. O valor total desembolsado no bolão foi de R$ 18. Em publicação nas redes sociais, Renato Bolsonaro divulgou a cartela e comemorou o resultado. "Começamos o ano de 2026 com sorte! Acertamos a quadra em um bolão da mega da virada. Esse bolão eu fiz junto com Mosart e Jair Bolsonaro", escreveu. A aposta foi realizada no mesmo dia em que Bolsonaro deixou o hospital DF Star, em Brasília, onde havia sido internado para realizar uma série de procedimentos que visavam tratar seu problema de soluços.
Crítica
O presidente do PL na Bahia e ex-ministro da Cidadania, João Roma, criticou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que negou o pedido de prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro, mantendo o cumprimento da pena em regime fechado. Em nota, Roma afirmou que a medida desconsidera o atual estado de saúde de Bolsonaro, que passou recentemente por procedimentos cirúrgicos decorrentes das complicações da facada sofrida durante a campanha eleitoral de 2018. Segundo ele, o ex-presidente enfrenta um quadro clínico que exige acompanhamento médico contínuo.
8 de janeiro
O Supremo Tribunal Federal (STF) preparou uma programação especial para relembrar os três anos do 8 de janeiro. Em 2023, alguns milhares de pessoas invadiram e depredaram prédios dos poderes na capital da República, em Brasília. Para marcar a data, o STF realiza o evento "Democracia Inabalada: 8 de janeiro – Um dia para não esquecer". A programação inclui a abertura de uma exposição, a exibição de um documentário, uma roda de conversa com jornalistas e uma mesa de debate.
Emendas
parlamentares O governo Lula fechou 2025 com a maior quantia de emendas parlamentares pagas em um único ano na história do Brasil. De acordo com levantamento feito pelo site g1, foram pagos R$ 31,5 bilhões em emendas impositivas ou discricionárias, isto é, quando não há obrigatoriedade de pagamento pelo Executivo. Os dados foram coletados através do Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento (Siop), do Ministério do Planejamento e Orçamento, compreendidos até o dia 31 de dezembro de 2025.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.