Apagão no Sul e no Sudeste foi 'ação controlada' após problema gerar 'separação elétrica' entre regiões do país

BrasilDiz ONS

Apagão no Sul e no Sudeste foi 'ação controlada' após problema gerar 'separação elétrica' entre regiões do país

Governo ainda apura causas e diz que Sul, Sudeste e Centro-Oeste foram normalizados 

Crédito: Divulgação

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou em nota na manhã desta terça-feira (15) que o apagão elétrico que afetou 25 dos 26 estados e o Distrito Federal envolveu uma "ação controlada" – ou seja, proposital – para evitar que o problema na rede se espalhasse.

Até as 12h30, segundo o Ministério de Minas e Energia:

- o fornecimento de energia já tinha sido normalizado nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste;

- 41% da carga tinha sido recomposta na região Norte;

- 85% tinha sido recomposto no Nordeste.

De acordo com a explicação do órgão, uma "ocorrência" às 8h31 levou a uma "separação elétrica" no sistema interligado.

Na prática, é como se as regiões Norte e Nordeste do país tivessem se desconectado das regiões Sul e Sudeste.

As causas do problema, segundo o ONS, ainda estão sendo apuradas.

"Houve pelo menos 16 mil MW de interrupção de energia. A interrupção no Sul e no Sudeste foi uma ação controlada para evitar propagação da ocorrência", diz o ONS.

Ainda de acordo com o órgão, dos 16 mil megawatts (MW) interrompidos, 13,5 mil MW já tinham sido recompostos até as 12h25.

Segundo o g1 apurou, em todo o país, apenas Roraima não registrou ocorrências de falta de energia nesta manhã. O estado é o único não ligado ao Sistema Interligado Nacional.

Ministério acompanha o caso

Também em nota, o Ministério de Minas e Energia reafirmou as informações do ONS e declarou que o ministro Alexandre Silveira determinou a criação de uma "sala de situação" para monitorar o caso.

Silveira está em Assunção, no Paraguai, onde acompanha o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na posse do novo presidente do Paraguai, Santiago Peña.

Brasil e Paraguai compartilham a gestão da usina hidrelétrica de Itaipu, na fronteira entre os países.

Veja abaixo as notas mais recentes divulgadas pelo governo:

Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS)

Ocorrência no SIN interrompe 16 mil MW em todas as regiões do país. Até às 12h25 já foram recompostos 55% da carga da região Norte e 81% da região Nordeste, 13.500 MW de carga. Recomposição concluída nas regiões Sul e Sudeste. Todas as capitais do Nordeste também já se encontram com o suprimento de energia normalizado.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) confirma que hoje, dia 15 de agosto, às 8h31m, houve uma ocorrência no sistema que provocou a separação elétrica das regiões Norte e Nordeste das regiões Sul e Sudeste, com abertura das interligações entre essas regiões. Houve pelo menos 16 mil MW de interrupção de energia. A interrupção no Sul e no Sudeste foi uma ação controlada para evitar propagação da ocorrência.

O Operador, assim que identificou a situação, iniciou ação conjunta com os agentes para restabelecer a energia nas regiões. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas.

Até às 12h25 já foram recompostos 55% da carga da região Norte e 81% da região Nordeste, 13.500 MW de carga. Recomposição concluída nas regiões Sul e Sudeste. Todas as capitais do Nordeste também já se encontram com o suprimento de energia normalizado.

Ministério de Minas e Energia

O Ministério de Minas e Energia (MME), em atualização à situação de atendimento elétrico brasileiro, informa que já houve retomada das cargas afetadas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Todas as capitais do Nordeste também tiveram o suprimento de energia normalizado.

No momento, as equipes atuam para restabelecer as cargas ainda afetadas nas regiões Norte e em outras localidades do Nordeste.

Até às 12h30, estão recompostos 41% da carga da região Norte e 85% da região Nordeste.

Com informações do G1.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 13 Junho 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/