Após caso de baianos, mais 56 pessoas são resgatadas de trabalho escravo no RS

BrasilRio Grande do Sul

Após caso de baianos, mais 56 pessoas são resgatadas de trabalho escravo no RS

Dentre as vítimas havia dez adolescentes de 14 a 17 anos 

Crédito: Ascom/PF

Após o caso dos baianos em Bento Gonçalves, mais 56 trabalhadores em condições análogas à escravidão foram resgatados no Rio Grande do Sul.

O resgate ocorreu na sexta-feira (10), em duas fazendas de arroz no município de Uruguaiana, por meio de operação conjunta da Polícia Federal, Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Gerência Regional do Trabalho.

Todas as vítimas são homens da própria região, oriundos de Itaqui, São Borja, Alegrete e da própria Uruguaiana, sendo dez adolescentes com idades entre 14 e 17 anos. Segundo a PF, eles trabalhavam fazendo o corte manual do arroz vermelho e a aplicação de agrotóxicos, sem equipamentos de proteção, e chegavam a andar jornadas extenuantes antes mesmo de chegarem à frente de trabalho.

A operação ocorreu após denúncia de que havia jovens na propriedade trabalhando sem carteira assinada. Ao se dirigir ao local, o grupo móvel de fiscalização encontrou todo o grupo em situação análoga à escravidão.

De acordo com a PF, os trabalhadores faziam o corte manual do arroz com instrumentos completamente inapropriados, incluindo faca doméstica de serrinha, além de aplicar agrotóxicos com as mãos. Em uma das propriedades era feita a aplicação de veneno pelo método de "barra", em que dois trabalhadores aplicam o produto usando uma barra metálica perfurada conectada a latas do produto, atividade que requer equipamentos individuais de proteção.

Além disso, os trabalhadores muitas vezes precisavam andar 50 minutos em pleno sol até chegar ao local de trabalho. A comida e as ferramentas de trabalho também eram por conta dos empregados, e diante das condições, os alimentos estragam com frequência e eles tinham que ficar sem comer o dia inteiro. Caso algum adoecesse, a remuneração era descontada.

Os empregadores foram presos em flagrante por redução à condição análoga a de escravo, conduzidos à Polícia Federal e em seguida encaminhados ao Sistema Penitenciário.

Os trabalhadores vão receber de imediato três parcelas de seguro- desemprego, enquanto os empregadores serão notificados para assinar a carteira de trabalho dos resgatados e pagar as devidas verbas rescisórias. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/