Autor de novelas e minisséries Manoel Carlos morre no Rio, aos 92 anos

BrasilEscritor de novelas

Autor de novelas e minisséries Manoel Carlos morre no Rio, aos 92 anos

  Ele estava internado em um hospital na zona rural da cidade, devido a complicações causadas pela doença de Parkinson.

Foto: Reprodução
O autor, diretor, produtor e escritor de novelas e minisséries da Rede Globo Manoel Carlos morreu aos 92 anos neste sábado (10), no Rio de Janeiro. Ele estava internado em um hospital na zona rural da cidade, devido a complicações causadas pela doença de Parkinson.

Nas redes sociais, a família de Maneco, como era conhecido entre os artistas, confirmou a morte do autor e agradeceu o carinho dos fãs. Informaram ainda que o velório será restrito à família e amigos mais íntimos.

Manoel Carlos se tornou conhecido por eternizar suas personagens na fígura das Helenas. Ele costumava retratar em suas obras a relação complexa entre mãe e filha, retratando de forma profunda os sentimentos humanos, dramas e tragédias da vida real. O autor popularizou ainda em suas obras o nobre bairro Leblon, no Rio, um dos seus cenários favoritos.

📱 Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

Entre as novelas que se tornaram um sucesso estão "História de Amor", "Por Amor", "Laços de Família" e "Mulheres Apaixonadas", e as misséries "Malu Mulher" (1980), "Presença de Anita" (2001), 'Maysa – Quando Fala o Coração' (2009).

Estreia na Globo
Manoel Carlos estreou na Globo em 1972, como diretor-geral do 'Fantástico'. Permaneceu na função por três anos, e, nessa época, participou também do 'Globo Gente', um programa de entrevistas comandado por Jô Soares. Em 1978, com a experiência de mais de 150 adaptações para a televisão, transformou em novela o romance 'Maria Dusá', de Lindolfo Rocha, sob o título de 'Maria, Maria'. A primeira telenovela de Manoel Carlos na Globo teve direção de Herval Rossano, com Nívea Maria no papel principal, e foi ao ar no horário das 18h.

Manoel Carlos teve três casamentos, e deixa cinco filhos, entre eles a atriz Júlia Almeida, que desde pequena acompanhava o autor e o ajudava a escrever cenas.

As informações são do Gshow. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 11 Janeiro 2026

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/