Com quase 75 mil casos, Brasil bate recorde em número de estupros

BrasilAlarmante

Com quase 75 mil casos, Brasil bate recorde em número de estupros

De acordo com Anuário da Segurança Pública, 61,4% têm até 13 anos de idade 

Marcelo Casal/Agência Brasil

Em 2022, o Brasil registrou o maior número de vítimas de estupro em sua história. De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2023, divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) nesta quinta-feira (20) houve uma explosão preocupante de violência sexual, totalizando 74.930 vítimas, o que representa um aumento significativo de 8,2% em relação aos números de 2021.

Os dados, coletados a partir dos boletins de ocorrência de estupro e estupro de vulnerável em todo o país, fornecidos pelas secretarias de segurança pública dos estados, revelam que mais da metade das vítimas (61,4%) têm até 13 anos de idade.

Outra constatação que chama a atenção é que a maioria dos casos de estupro (68,3%) ocorre dentro da residência da própria vítima durante o período diurno, direcionados principalmente a pessoas vulneráveis.

A pesquisa também aponta que a maioria das vítimas é do gênero feminino (88,7%) e pertence à etnia negra (56,8%), o que evidencia a gravidade da situação.

Feminicídio aumentou

Segundo o estudo do FBSP, a violência contra a mulher aumentou no ano passado. Foram registrados 1.437 casos de feminicídios, 6,1% maior em comparação com 2021. Além disso, também foram registrados 4.034 homicídios de mulheres.

O perfil da maioria das vítimas é composta por mulheres negras (61,1%) com idade entre 18 e 44 anos. Ademais, sete em cada dez mulheres foram assassinadas dentro de suas próprias casas. Além disso, houve um aumento de 2,9% nas agressões por violência doméstica e de 7,2% nas ameaças relatadas. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/