Crianças sofrem violência em casa, nova pesquisa do Unicef revela

BrasilAlerta Infantil

Crianças sofrem violência em casa, nova pesquisa do Unicef revela

Estudo global mostra que 400 milhões de crianças enfrentam castigos físicos e psicológicos 

Crédito: Reprodução - ONU

A mais recente análise do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) revelou um dado alarmante: cerca de 400 milhões de crianças menores de cinco anos são submetidas a disciplina física ou psicológica violenta em seus lares. Este estudo, que abrangeu dados coletados entre 2010 e 2023 em 100 países, foi publicado em 11 de junho, Dia Internacional do Brincar, para chamar a atenção sobre práticas como "castigo físico" e "agressão psicológica".

Segundo o Unicef, o abuso psicológico envolve ações como gritar com a criança ou chamá-la de nomes depreciativos, enquanto o abuso físico pode incluir sacudir, bater ou espancar com a intenção de causar dor sem lesões permanentes. Das crianças afetadas, 330 milhões enfrentam punições físicas severas, e aproximadamente 500 milhões permanecem desprotegidas por leis contra tais práticas.

Catherine Russell, diretora executiva do Unicef, destacou os efeitos devastadores dessa violência. "Quando as crianças são submetidas a abusos físicos ou verbais, ou carecem de cuidados sociais e emocionais, seu desenvolvimento e autoestima são gravemente prejudicados", afirmou. Ela ressaltou que um ambiente familiar carinhoso e lúdico pode trazer alegria, segurança e promover o aprendizado e o desenvolvimento de habilidades.

O estudo também revelou que metade das crianças de quatro anos em 85 países não brinca com seus cuidadores, e uma em cada oito crianças menores de cinco anos não possui brinquedos. Para combater essa realidade, o Unicef pede um compromisso global para acabar com a violência contra crianças e promover cuidados positivos, nutritivos e lúdicos. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 14 Julho 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/