Entre quem conhece IA, 56% temem perder o emprego com avanço da tecnologia

BrasilTecnologia

Entre quem conhece IA, 56% temem perder o emprego com avanço da tecnologia

Pesquisadores apontam que a IA tende mais a transformar do que eliminar profissões 

Foto: Freepik

Segundo pesquisa Datafolha realizada em junho, 86% dos brasileiros já ouviram falar em inteligência artificial (IA), com destaque para a IA generativa, como o ChatGPT e o Google Gemini. Apesar da popularização, 56% dos que conhecem a tecnologia temem que ela substitua sua área de atuação. O receio é maior entre os menos escolarizados, chega a 61% entre os que cursaram o ensino fundamental, enquanto entre os que têm ensino superior cai para 48%.

Pesquisadores apontam que a IA tende mais a transformar do que eliminar profissões. O professor Rafael Grohmann, da Universidade de Toronto, destaca a "heteromação", em que parte do trabalho é automatizada e outra permanece com humanos, como já ocorre na arte, na logística e em outras áreas. Luís Guedes, da FIA Business School, afirma que haverá uma reestruturação, com surgimento de novas carreiras e valorização de habilidades humanas como criatividade, empatia e análise de dados.

📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

Apesar do conhecimento alto sobre IA, 55% dos brasileiros nunca usaram essas ferramentas, especialmente os mais velhos e os com menor escolaridade. Apenas 36% acreditam que os benefícios superarão os prejuízos. Especialistas alertam para a necessidade urgente de requalificação da força de trabalho e ressaltam que o acesso desigual à tecnologia pode agravar as desigualdades sociais. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 06 Julho 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/