Estupros de pessoas LGBTQIA+ aumentam 88% em um ano

BrasilViolência

Estupros de pessoas LGBTQIA+ aumentam 88% em um ano

Em 2021 foram registradas 448 agressões, 84 estupros e 12 homicídios a mais que 2020 

Crédito: Divulgação

Os registros de estupro de pessoas LGBTQIA+ aumentaram 88,4%, entre 2020 e 2021 no Brasil, segundo um levantamento divulgado nesta terça-feira (28). Em números absolutos, os abusos saltaram de 95 para 179 nesse período.

Os dados são do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, que indicam ainda alta nas estatísticas relacionadas a outros dois crimes: o de lesão corporal dolosa (intencional), que cresceu 35%, passando de 1.271 para 1.719 ocorrências, e assassinatos, que aumentou 7%, de 167 para 179. Considerando os números absolutos de casos registrados, em 2021 houve 448 agressões, 84 estupros e 12 homicídios a mais do que em 2020.

Apesar de haver um aumento de registros, não é possível afirmar que houve aumento no número de casos. A alta das notificações pode significar uma maior confiança para fazer a denúncia, motivadas pela decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de enquadrar homofobia na lei dos crimes de racismo, trazendo à tona violências que antes não chegavam às autoridades.

A qualidade geral dos dados de crimes contra pessoas LGBTQIA+ ainda é muito baixa no país, visto que muitos estados não têm uma rotina de monitoramento eficiente dos casos. Cinco deles, por exemplo, não apresentaram nenhuma informação sobre 2020 ou 2021: Bahia, São Paulo, Minas Gerais, Maranhão e Rio Grande do Sul.

Essas unidades federativas juntas representam cerca de 46% da população brasileira, algo em torno de 98 milhões de habitantes. Ainda assim, não há dados sobre possíveis violências sofridas pela população LGBTQIA+. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/