Fechamento do espaço aéreo em terra yanomami é antecipado pelo Governo

BrasilNorte do país

Fechamento do espaço aéreo em terra yanomami é antecipado pelo Governo

Medida visa acelerar a saída de garimpeiros da região 

Crédito: Fernando Frazão/Agência Brasil

Os ministros da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, e da Defesa, José Múcio, anunciaram que vão antecipar o fechamento do espaço aéreo sobre o território Yanomami, em Roraima, para o dia 6 de abril. A medida, divulgada nesta quinta-feira (23) visa acelerar a saída dos garimpeiros ilegais da região. Anteriormente, a previsão estava para ocorrer no dia 6 de maio.

Conforme integrantes da força-tarefa responsável pela ação, a manutenção de um prazo muito extenso com o espaço aéreo aberto poderia contribuir com uma maior demora para a desintrusão do território, que consiste na retirada dos garimpeiros ilegais.

"Nós estamos fazendo agora uma atualização do planejamento, nessas áreas em que as pessoas infelizmente insistem no garimpo ilegal. E são poucas áreas, duas ou três. Nós vamos intensificar as operações com prisões e apreensões desses materiais", declarou Dino.

De acordo com o governo, cerca de 15 mil garimpeiros estavam na área e, atualmente, há centenas de pessoas na localidade. Além disso, vários suspeitos foram presos em ações contra o garimpo ilegal de ouro na região. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 29 Fevereiro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/