Integrantes das Forças Armadas vão depor sobre atos de 8 de janeiro

BrasilAtaques em Brasília

Integrantes das Forças Armadas vão depor sobre atos de 8 de janeiro

Polícia Federal intimou nomes

Crédito: Reprodução/Redes sociais

A Polícia Federal vai ouvir membros das Forças Armadas de alta patente nos inquéritos que apuram as circunstâncias da ocupação e vandalização do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal, em 8 de janeiro deste ano. Um dos intimados a depor é o general Gustavo Dutra de Menezes, que conduzia o Comando Militar do Planalto na ocasião dos ataques.

A investigação dos militares foi autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, e teve como ponto de partida informações colhidas na operação Lesa Pátria. Policiais militares ouvidos na quinta fase indicaram a participação ou omissão de integrantes do Exército responsáveis pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e pelo Batalhão da Guarda Presidencial.

Alexandre de Moraes ressaltou que a Justiça Militar é competente para julgar crimes militares, mas não necessariamente todos os delitos cometidos por seus integrantes.

Cerca de 80 militares deverão ser chamados, entre eles o tenente-coronel Jorge Fernandes da Hora, que comandava o Batalhão de Guarda Presidencial. As oitivas devem acontecer na quarta-feira (12). O esquema de segurança já está sendo estruturado. 

Fontes: UOL e Metrópoles.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/