Lula chega na África do Sul para a Cúpula da Líderes do G20
O G20, criado desde 199, é o principal fórum de cooperação econômica internacional
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou nesta sexta-feira (21), em Joanesburgo, na África do Sul, para participar da Cúpula de Líderes do G20.
Por meio das redes sociais, Lula destacou o tema de 2025 – Solidariedade, Igualdade e Sustentabilidade – como alinhado às prioridades do Brasil e do Sul Global.
Como presidente do G20 em 2024, o Brasil integra a "troika" ao lado da África do Sul e dos Estados Unidos, mecanismo que articula a presidência atual, a anterior e a próxima do grupo.
A cúpula sul-africana definiu quatro eixos principais de debate: resposta a desastres, sustentabilidade da dívida de países pobres, financiamento da transição energética e o papel dos minerais críticos no desenvolvimento econômico.
O G20, criado desde 199, é o principal fórum de cooperação econômica internacional. A reunião deste ano terá três sessões temáticas, com temas como crescimento sustentável, financiamento ao desenvolvimento, comércio, dívida pública, mudança do clima, segurança alimentar e transição energética.
Os líderes também discutirão diretrizes para a exploração de minerais estratégicos e terras raras. Outros atos incluem declarações sobre sustentabilidade da dívida e ajustes nos métodos de funcionamento do grupo.
À margem da cúpula, Lula terá encontros bilaterais e participará, no domingo (23), de reunião do Fórum Índia-Brasil-África do Sul (Ibas), voltado à cooperação entre países do Sul Global.
Visita a Moçambique
Após o encontro, Lula segue para Maputo na segunda-feira (24), em celebração aos 50 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Moçambique.
O país é o maior beneficiário da cooperação brasileira na África, com projetos em saúde, agricultura, educação e formação profissional.
Durante a visita, serão discutidas novas ações de cooperação e estratégias para ampliar comércio e investimentos.
Um fórum empresarial reunirá cerca de 150 a 200 empresários dos dois países, com painéis sobre agronegócio, indústria, inovação e saúde.
Lula será recebido pelo presidente Daniel Chapo, deve assinar acordos técnicos e receber o título de doutor honoris causa da Universidade Pedagógica de Maputo. O retorno ao Brasil está previsto para o fim da segunda-feira.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.