MEC divulga cronograma e novas regras do Sisu 2026
Sistema terá maior oferta de vagas da história e passa a considerar melhor desempenho nas três últimas edições do Enem
O Ministério da Educação publicou o edital do Sisu 2026, que define o cronograma e os critérios para ingresso em cursos de graduação gratuitos em instituições públicas de ensino superior.
As inscrições serão gratuitas e ocorrerão de 19 a 23 de janeiro de 2026, exclusivamente pela internet, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O resultado da chamada regular será divulgado em 29 de janeiro, e as matrículas começam a partir de 2 de fevereiro.
Esta será a maior edição do Sisu já realizada, com 274,8 mil vagas distribuídas em mais de 7,3 mil cursos de 136 instituições em todo o país.
📱 Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp
O processo seletivo terá apenas uma etapa de inscrição, válida para vagas com início no primeiro ou no segundo semestre de 2026, conforme a classificação do candidato, sem possibilidade de escolha do período de ingresso.
A principal mudança está no critério de classificação. A partir de 2026, o Sisu vai considerar automaticamente a melhor média ponderada obtida pelo candidato nas edições do Enem de 2023, 2024 ou 2025, desde que a redação não tenha nota zero e o participante não seja treineiro.
edital mantém a aplicação da Lei de Cotas, permite concorrência por ações afirmativas e prevê uso da lista de espera ao longo do ano para o preenchimento de vagas não ocupadas.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.