Mercado Livre adota robôs para separar até 100 mil compras por dia

BrasilAgilidade

Mercado Livre adota robôs para separar até 100 mil compras por dia

Os equipamentos reduzem em 20% o tempo de separação de mercadorias compradas pelos clientes via internet 

Foto: Mercado Livre/assessoria

O Mercado Livre, um dos maiores players do segmento, está utilizando robôs para agilizar o processo de separação de produtos no centro de distribuição SP04 da empresa, em Cajamar, São Paulo. Produzidos pela companhia chinesa Quicktron, os aparelhos são semelhantes a um aspirador-robô. Eles são amarelos e podem levantar até 600 quilos.

Diariamente, são processados no local cerca de 500 mil pedidos, ou seja, 347 por minuto. Os equipamentos reduzem em 20% o tempo de separação de mercadorias compradas pelos clientes via internet, o que gera um ganho de produtividade e acelera as entregas aos consumidores.

A autonomia de bateria de cada robô é de oito horas. Após este tempo, eles retornam automaticamente para a base para serem recarregados antes de iniciar uma nova jornada de trabalho.

Sem o uso dos robôs, os funcionários precisam ir com um carrinho até as prateleiras onde os produtos são armazenados aleatoriamente e identificados por QR Code. Quando necessário, prateleiras com rodinhas são movimentadas de um lado ao outro do centro por um trabalhador.

Agilidade – Com o advento dos robôs, tudo fica mais fácil e ágil. As prateleiras são levadas até um funcionário que as abastece com os produtos. Em seguida, elas vão para a unidade de embalagem e entram nos caminhões de entrega.

De acordo com o Mercado Livre, essa agilidade significa que os produtos são entregues mais rapidamente para os clientes. Apesar dos temores, a empresa garante que não haverá demissões.

Pelo contrário. A companhia prometeu mais 11 mil pessoas para as operações no Brasil até o fim de 2024. O Mercado Livre também vai criar dois novos centros de distribuição, em Porto Alegre e Brasília.

Fonte: bahia.ba 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 20 Julho 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/