Morre Cláudio Mortari, ex-técnico da seleção brasileira e ídolo do basquete
Ao longo da carreira, passou por equipes tradicionais como Palmeiras, Rio Claro, Esporte Clube Sírio e Corinthians
O técnico de basquete Cláudio Mortari morreu na última quarta-feira (25), em São Paulo, conforme informou a família nas redes sociais.
Nascido em 15 de março de 1948, Mortari construiu uma carreira de mais de quatro décadas no basquete brasileiro, comandando clubes importantes, conquistando títulos e dirigindo a seleção brasileira nos Jogos Olímpicos de 1980, em Moscou.
📱 Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp
Ao longo da carreira, Mortari passou por equipes tradicionais como Palmeiras, Rio Claro, Esporte Clube Sírio, Corinthians, Flamengo, Paulistano e Pinheiros. Pelo Palmeiras, foi campeão brasileiro em 1977, e pelo Rio Claro, em 1995. No Esporte Clube Sírio, liderou a equipe na conquista do Mundial Interclubes de 1979, além de títulos nacionais e sul-americanos. Já pelo Pinheiros, faturou a Liga das Américas em 2013, um dos principais torneios do basquete continental.
O presidente da Confederação Brasileira de Basquete, Marcelo Sousa, prestou homenagem ao técnico: "Mortari foi um grande ídolo da nossa história. Um técnico de incrível qualidade tática, campeão. Mas, como pessoa, ainda melhor. Um gentleman, um professor. De uma educação e amizade incríveis. O mundo perde demais sem o Cláudio Mortari. O basquete perde um personagem e ídolo e nós perdemos um amigo. Um beijo na família, nos filhos. Vai-se o homem, fica a lenda. Descanse em paz pelo que fez por aqui."
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.