Nordeste tem melhor condição de seca do Brasil, diz monitor da ANA

BrasilÚltima atualização

Nordeste tem melhor condição de seca do Brasil, diz monitor da ANA

Na Bahia, o fenômeno não foi registrado em janeiro 

Crédito: Divulgação

Entre dezembro e janeiro, o Nordeste foi a região com menor percentual de área com seca e com a menor severidade do fenômeno, segundo a última atualização do Monitor de Secas. Cinco dos nove estados nordestinos ficaram livres do fenômeno em janeiro: Bahia, Maranhão, Pernambuco, Piauí e Sergipe. Em outros três estados a intensidade da seca ficou estável nesse período: Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. Já em Alagoas o fenômeno voltou a ser registrado entre dezembro e janeiro.

Na comparação entre os dois meses, a área com seca aumentou no Rio Grande do Norte, ficou estável na Paraíba e diminuiu no Ceará. Já em Alagoas o fenômeno voltou a ser registrado no estado entre dezembro e janeiro. Nos outros cinco estados do Nordeste o fenômeno não foi registrado em janeiro: Bahia, Maranhão, Pernambuco, Piauí e Sergipe.

Cenário nacional

Entre dezembro e janeiro, em termos de severidade da seca, houve uma intensificação do fenômeno no Amazonas, Rio Grande do Sul e Rondônia, conforme o Monitor de Secas. Em outros sete estados, a seca ficou mais branda: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, São Paulo e Tocantins. Sete unidades da Federação ficaram livres do fenômeno em janeiro: Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Pernambuco, Piauí e Sergipe. A seca ficou estável em termos de severidade em seis estados: Acre, Ceará, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Santa Catarina. Já em Alagoas a seca voltou a ser registrada em janeiro.

Na comparação entre os dois meses, nove estados registraram a diminuição da área com seca: Amazonas, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Tocantins. Na Bahia, Distrito Federal e Espírito Santo o fenômeno deixou de ser registrado em janeiro e as três unidades da Federação se juntaram a quatro estados nordestinos que seguiram livres de seca: Maranhão, Pernambuco, Piauí e Sergipe. No Acre, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Rio Grande do Sul e Santa Catarina as áreas com seca se mantiveram estáveis em janeiro, enquanto a extensão do fenômeno se ampliou no Rio Grande do Norte e em Rondônia. Em Alagoas a seca voltou a ser registrada após seis meses sem registro do fenômeno no estado.

Dois estados registraram seca em 100% do território em janeiro: Acre e Rio Grande do Sul; sendo que para percentuais acima de 99% considera-se a totalidade dos territórios com seca.

Com base no território de cada unidade da Federação acompanhada, o Amazonas lidera a área total com seca de janeiro, seguido por Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e São Paulo. No total, entre dezembro e janeiro, a área com o fenômeno caiu de 3,67 milhões para 3,23 milhões de quilômetros quadrados, o equivalente a 38% do território brasileiro.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/