Primeiro ano de alistamento feminino contou com mais de 30 mil mulheres inscritas no serviço militar

BrasilAlistamento

Primeiro ano de alistamento feminino contou com mais de 30 mil mulheres inscritas no serviço militar

Na Bahia foram mais de 2 mil mulheres inscritas no serviço militar  

Exército Brasileiro
Terminou nessa segunda-feira (30), o prazo para o alistamento para o serviço militar no Brasil. Este ano as mulheres puderam se alistar voluntariamente e o Ministério da Defesa informou que 33.721 se inscreveram.

A maioria das mulheres inscritas está concentrada no Rio de Janeiro - 8.102. Na Bahia, esse número chegou a 2.029. Elas vão concorrer a 1.465 vagas ofertadas pelas Forças Armadas, sendo 155 para a Marinha, 1.010 para o Exército e 300 para a Aeronáutica.

📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

As próximas etapas do processo agora serão seleção geral, designação, seleção complementar e incorporação ou matrícula. Quem passar por essas fazes será incorporada no 1º ou 2º semestre de 2026 (de 2 a 6 de março ou de 3 a 7 de agosto).

A graduação será de soldado ou marinheiro-recruta, no caso da Marinha. Essa é a etapa limite em que as militares ainda podem manifestar o desejo pela desistência.As vagas estão distribuídas em 28 municípios com unidades militares das três Forças, de 13 estados.

Entre homens e mulheres foram inscritos 1 milhão de jovens no processo de alistamento militar. Para os jovens do sexo masculino o alistamento é obrigatório. Quem perdeu o prazo deve procurar a Junta de Serviço Militar mais próxima para regularizar a situação. Será cobrada uma multa pelo alistamento fora do prazo. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quarta, 29 Outubro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/