Receita Federal faz importante alerta para todas as pessoas que fazem transferências via PIX

Brasil Transferências

Receita Federal faz importante alerta para todas as pessoas que fazem transferências via PIX

omente no ano de 2024, foram mais de 30 bilhões de transações realizadas 

Marcello Casal Jr | Agência Brasil

Criado para ser um facilitador nas transferências financeiras, o PIX tem também sido uma importante ferramenta utilizada por criminosos digitais. A frequência acompanha o crescimento na utilização, explorando o desconhecimento, a pressa e a confiança das vítimas.

Rápido, gratuito e disponível 24 horas por dia, o sistema se tornou o favorito para transferências e pagamentos em todo o país. Somente no ano de 2024, foram mais de 30 bilhões de transações realizadas, movimentando trilhões de reais.

Entre os golpes mais recorrentes, está o da falsa cobrança, onde o fraudador envia uma mensagem por e-mail, WhatsApp ou SMS, se passando por uma empresa, banco ou órgão público. Eles alegam a existência de uma dívida, uma taxa pendente ou o bloqueio da conta, a mensagem induz a vítima a fazer uma transferência via PIX.

📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

Outro golpe bastante comuns é o da falsa devolução de valores. Criminosos simulam depósitos errados na conta da vítima e depois pedem a devolução pelo PIX. Em muitos casos, o "depósito" nunca aconteceu ou foi feito com cheque sem fundo.

Também existem os links falsos para atualização de dados, que direcionam o usuário às páginas clonadas, onde as vítimas informam dados bancários que vão direto para os golpistas.

Vale destacar que uma das dúvidas bastante frequente referente ao PIX está relacionada a uma suposta cobrança de imposto. No entanto, nem o Banco Central e nem a Receita Federal cobram valores sobre as transações realizadas.

Dessa forma, qualquer mensagem alegando que você precisa pagar uma "taxa" ou "tributo do PIX" é golpe. Trata-se de mais uma tentativa de criar um senso de urgência para induzir transferências. O próprio Banco Central já alertou que nenhum valor deve ser pago para usar o PIX.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 13 Mai 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/