Sistema on-line de cartórios entra em vigor dia 31 de janeiro

BrasilEntenda o que muda

Sistema on-line de cartórios entra em vigor dia 31 de janeiro

Ferramenta permite que todos as repartições do país possam fornecer serviços digitais

Crédito: Wikimedia Commons
O Sistema Eletrônico de Registros Públicos (Serp) entra em vigor em todo o Brasil já na próxima terça-feira (31). O novo sistema vai possibilitar o acesso, de forma remota e eletrônica, aos serviços que geralmente são disponibilizados pelos cartórios.

Apesar de muitos cartórios brasileiros já oferecerem seus serviços de forma digital, a implementação do sistema on-line unificado permite que todos as repartições do país possam fornecer serviços digitais de modo padronizado. Com a novidade, será possível acessar informações de qualquer cartório do Brasil, já que a adesão ao Serp é obrigatória.

Segundo especialistas, a implementação dos cartórios on-line pode trazer serviços mais rápidos, eficientes e menos burocráticos. "Efetivamente, o sistema trará uma melhora muito grande no acesso a essas informações, que são públicas, mas de difícil acesso", explica Gustavo Kloh, professor de Direito da FGV.

Por meio do Serp, será possível a receber e o enviar documentos e títulos em formato eletrônico. A expedição de certidões e de informações também, mediante assinatura eletrônica avançada ou qualificada. Kloh também destaca a praticidade: caso o cidadão esteja no Rio de Janeiro e precise de uma certidão de nascimento do Paraná, por exemplo, será possível conseguir o documento de maneira muito mais eficiente por meio do novo sistema. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/