STF agenda para quarta, 18, julgamento da constitucionalidade da Lei Seca

BrasilSaiba mais

STF agenda para quarta, 18, julgamento da constitucionalidade da Lei Seca

Abrasel é autora da ação que coloca a Lei Seca em julgamento

Crédito: Divulgação/Secom/PMS

O Supremo Tribunal Federal (STF) agendou para a próxima quarta-feira (18) o julgamento que pode pôr fim à tolerância zero no bafômetro. Será julgada a constitucionalidade da Lei 11.705/2008, mais conhecida como Lei Seca. O julgamento é fruto de uma ação impetrada há 13 anos pela Associação Brasileira de Restaurantes e Empresas de Entretenimento (Abrasel).

A discussão já foi colocada antes na agenda do STF, mas foi adiada. O principal argumento da Abrasel é que o Estado pune o cidadão que consumiu apenas uma dose de álcool com o mesmo rigor que pune uma pessoa que se embriagou.

A Abrasel questiona três pontos na lei. Primeiro, a multa para quem se nega a realizar o bafômetro. Para a entidade, a multa acaba ferindo o direito que o cidadão tem de não constituir prova contra si mesmo. Dessa forma, os outros pontos questionados estão relacionados à privação do direito de ir e vir de quem é parado em uma blitz e a "criminalização de boa parte da população adulta".

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabelece que o limite aceitável de concentração de álcool no sangue de motoristas é 0,5 g/L para condutores em geral e 0,2g/L para motoristas com até 21 anos. Já a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) defende que a única concentração segura para a direção de veículos automotores é zera.
 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/