Trend do “Clique Aqui” usa recurso de acessibilidade para mensagens ocultas

Ciência e TecnologiaViralizou!

Trend do “Clique Aqui” usa recurso de acessibilidade para mensagens ocultas

Através do X (antigo Twitter) diversas contas começaram a usar o recurso "ALT", criado para descrever as imagens

Reprodução/X

Na manhã desta sexta-feira (29), uma nova trend ganhou as redes sociais, de forma que a timeline do X (antigo Twitter) de muitas pessoas foi completamente tomada por imagens do "Clique Aqui".

Marcas, usuários anônimos e, até mesmo, famosos, começaram a compartilhar publicações que escondiam mensagens ocultas através de um recurso de acessibilidade disponibilizado pela plataforma.

Com isso, representado no canto esquerdo das imagens pelo selo "ALT", o recurso foi criado para textos alternativos que descrevem a imagem, na intenção de auxiliar pessoas cegas, com baixa visão, ou que usam programas de leitura de texto.

Assim, o uso correto deveria contar com descrições detalhadas do que se pode ver na foto que foi compartilhada pelos usuários. No entanto, as pessoas encontraram uma "nova função" para o recurso.

Nas diversas publicações que ganharam as redes sociais, a imagem com fundo branco e uma seta indicando para clicar no selo foi usada para entregar uma mensagem oculta.

Quem clicasse no recurso de acessibilidade poderia encontrar o conteúdo da postagem, sendo ele uma piada, uma promoção, uma informação ou até mesmo uma crítica a quem estava usando o selo de forma irresponsável.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 15 Junho 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/