'Enem dos concursos': governo detalha nesta quarta, 10, como serão as provas

Concurso e EmpregoCarreira pública

'Enem dos concursos': governo detalha nesta quarta, 10, como serão as provas

O Concurso Público Nacional Unificado vai preencher 6.640 vagas

Crédito: Agência Senado

O governo federal afirmou que vai divulgar nesta quarta-feira (10) os editais do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), ou "Enem dos concursos".

Uma coletiva do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) está marcada para as 14h30, quando a ministra Esther Dweck vai detalhar os editais.

Segundo o MGI, serão apresentadas informações sobre os blocos temáticos, conteúdo das provas, critérios de classificação e desclassificação, validade do concurso e composição das notas finais.

O Concurso Público Nacional Unificado vai preencher 6.640 vagas de nível médio e superior que estão abertas em 21 órgãos do governo federal.

Com a inscrição na prova unificada, os candidatos vão poder concorrer a várias vagas em diferentes órgãos, mas dentro de uma mesma área de atuação.

As inscrições vão começar em 19 de janeiro e seguem até 9 de fevereiro. Já as provas serão aplicadas no dia 5 de maio em 217 cidades brasileiras. A banca responsável pelo concurso é a Fundação Cesgranrio.

Cargos

Há oportunidades para engenheiro, psicólogo, economista, técnico em comunicação social e vários outros cargos, com salários iniciais de até R$ 22,9 mil.

Local das provas

As provas do "Enem dos concursos" serão realizadas em 217 cidades brasileiras. Para definir esses locais, foram selecionados municípios com mais de 100 mil habitantes, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Como serão as inscrições?

- No momento da inscrição, o candidato vai escolher uma das áreas de atuação disponíveis (por exemplo: administração, agricultura, educação, políticas sociais, etc);

- Depois desta escolha, o candidato deverá indicar seu cargo/carreira por ordem de preferência entre as vagas disponíveis dentro daquela área de atuação. Essa área poderá incluir oportunidades em vários órgãos diferentes;

- A prova será aplicada em um único dia em duas etapas: a primeira, formada por questões objetivas com matriz comum a todos os candidatos, e a segunda, com questões específicas e dissertativas de cada área de atuação;

- Após a prova, poderão ser agregadas, a critério dos órgãos ou por determinação legal de carreiras específicas, pontuações relativas à titulação acadêmica, experiência profissional, apresentação de memoriais, provas práticas, etc;

- Para o preenchimento das vagas, a banca vai avaliar o desempenho do candidato na prova e também a ordem de preferência que ele determinou para os cargos.

Cronograma

- Inscrições: 19/01 a 09/02/2024

- Divulgação dos dados finais de inscrições: 29/02/2024

- Divulgação dos cartões de confirmação: 29/04/2024

- Aplicação das provas: 05/05/2024

- Divulgação dos resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e redação: 03/06/2024

- Divulgação final dos resultados: 30/07/2024

- Início da convocação para posse e cursos de formação: 05/08/2024

Canal de dúvidas

O Ministério da Gestão possui um canal oficial de atendimento para dúvidas e denúncias sobre o concurso: concursonacional@gestao.gov.br. O endereço do site oficial é link.

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/