Marketing digital: comunicação persuasiva como estratégia de vendas

Concurso e EmpregoGuia de carreira

Marketing digital: comunicação persuasiva como estratégia de vendas

Marketing Digital é a segunda profissão do Guia de Carreira

Crédito: Arquivo Pessoal

A competitividade do mercado e o acesso a novas tecnologias têm tornado a carreira em Marketing Digital cada vez mais promissora. A necessidade em evidenciar serviços, marcas e produtos fez com que empresas passassem a investir em setores e profissionais especializados em estratégias de marketing na internet.

Outro fator considerável para essa ascensão foi o fim das "barreiras geográficas", ou seja, independente de onde estiver localizada, uma empresa pode vender para todo o Brasil e, até mesmo, no mundo, desde que seja encontrada e chame a atenção dos clientes, e é aí que entra o Marketing Digital, a profissão desta edição do Guia de Carreira do Jornal Folha do Estado.

Ricardo Gonzaga tem 35 anos e atua no marketing digital desde 2020, sua chegada na carreira já é indício que o marketing digital realmente funciona e muda vidas. "Recebi um anúncio falando sobre como ganhar dinheiro na internet, aquilo me gerou curiosidade e desconfiança. Foi nesse momento que comecei a pesquisar sobre o mercado", contou.

"Eu estava em processo de mudança de carreira. Havia decidido deixar o gerenciamento comercial para algo que me desse mais prazer e que me fizesse ganhar mais dinheiro, além de ter mais tempo para mim. E sem dúvidas a maior dificuldade foi encontrar material de boa qualidade para estudar. Há muitos 'charlatões' querendo ensinar coisas que mal conhecem e isso pode frustrar muita gente", disse Ricardo.

O analista e gestor de Marketing Olímpio Junior afirma que "o grande problema da web é que surgiu a ideia de que qualquer pessoa pode ensinar qualquer coisa, consegue construir autoridade do dia para a noite e não tem filtros", contou e também deu dicas para fugir dos 'charlatões', como disse Ricardo. "Qualquer pessoa pode ensinar ou prestar consultoria em marketing digital, desde que esteja capacitada para isto. Existem pessoas que não tem qualificação acadêmica mas tem qualificação prática enorme, que buscaram e se qualificaram de outras formas. Antes de seguir alguém ou aplicar uma estratégia que alguém ensinou na internet, pesquise um pouco melhor para perceber até que ponto você pode confiar neste profissional e na estratégia para aprender marketing digital".

Como funciona?

A área de atuação do profissional de marketing digital que Ricardo segue é a de copywriter, área que alguns inclusive consideram uma ciência, já que são aplicadas técnicas cientificamente comprovadas. "O cerne do meu trabalho consiste em comunicar por meio da escrita, mensagem que será usada de maneira verbal ou visual com intuito persuasivo, para que essas mensagens se convertam. Exemplo, quando um copywriter escreveu o slogan de uma marca famosa de energéticos e disse: produto x te dá asas. Parece despretensiosa ou até divertida, mas há um conjunto de técnicas e gatilhos implícitos na mensagem que geram resultados. "Te dar asas", é te dar liberdade, provocar a vaidade. Quem não se sentiria incrível tendo asas e sendo livre? "Te dá", é uma recompensa, mas também é preguiça, afinal sem esforço, sem custos e imediatamente você 'ganha asas', esse é um exemplo bem curtinho e simples, mas há uma gigantesca infinidade de aplicações para as copys", explicou Ricardo.

Nesse contexto, o copywriter não é apenas alguém que redige conteúdos, mas um profissional completo que compreende desde marketing digital, até a análise de resultados dos copy, que é o material produzido a partir de técnicas de copywriting. Um copywriter pode atuar de diversas maneiras, entre elas: peças publicitárias; roteiros de vídeos e artigos; anúncios; carta de vendas; e-mails; landing page; entre outros.

Black Bean

"Para a Black Bean, minha agência de marketing digital, todo serviço ou produto escalável que estejam dentro dos 4 nichos que atendemos podem ser nossos clientes. Por posicionamento estratégico a nossa empresa não está aberta ao público, nosso hunter busca clientes que estejam dentro das nossas premissas de trabalho. De maneira geral toda e qualquer empresa ou pessoa que deseje aumentar a sua conversão e quando digo isso não me refiro apenas a vender produto ou serviço, mas converter em branding, em compartilhamentos, em recorrência são potenciais clientes para nós copywriters", contou o copywriter.

"Somos os mensageiros da bonança. Estudamos profundamente os negócios dos nossos clientes, os seus nichos, o seu público alvo, concorrentes e por aí vai. É delicioso ser muito bom em promover o sucesso de alguém, participar ativamente das transformações e crescimento destes. Fazer o que se ama é sempre fantástico", elucidou.

Tá interessado?

E para quem, assim como Ricardo Gonzaga decide ingressar no mundo do marketing digital e até tornar-se copywriter, a sugestão do Guia de Carreira do Jornal Folha do Estado é ficar atento na dica do entrevistado: "Estudar, estudar e estudar. Aplicar, aplicar e aplicar são sem dúvidas as duas coisas mais fundamentais no marketing digital. Aqui tudo é muito dinâmico, muito célere. Não há espaço para teorias sem práticas. É no campo de batalha que se vence os desafios. Outra dica que dou é: busquem o mercado americano como modelo a ser espelhado. Lá tudo isso corre muito à frente de nós. Eles são tier 1 no mercado digital. Ah... Tier é o nível de sofisticação digital do país ou região", lembrou.

"O mercado digital é como qualquer outro mercado. É necessário ter conhecimento em algumas áreas para se destacar. Deve-se pensar estrategicamente, fazer além do que o cliente espera, mesmo que o cliente seja você. Prática e estudo demanda muito tempo, mas se for a área que goste isso te dará prazer. Eu entendo que o mercado digital trouxe a premissa de que você deve estar nele, que você tem que seguir hábitos x ou y para ter sucesso e blá blá blá. Eu apenas digo que você não deve buscar fazer algo pelo dinheiro, você deve buscar ser bom em solucionar o problema de alguém. Correndo atrás do dinheiro só porque o mercado a ou b ficou famosinho não te trará sucesso, te deixará frustrado e refém", completou.

Paixão

E como todo profissional, aquele que tem amor pela profissão, tem mais chances de ser feliz com a escolha. "Minha profissão hoje é minha grande paixão, uma realização que me proporciona felicidade e independência geográfica e financeira, mas acima de tudo. Eu faço parte do sucesso de muitos clientes que a Black Bean atende hoje a nível Brasil como também dos milhares outros clientes nos mais de 158 países que atendemos com nossos produtos digitais", disse. E a paixão agora virou negócio de família.

De acordo com Ricardo Gonzaga, no começo a família e amigos não compreendiam muito a profissão, mas agora, está virando um 'negócio de família'. "No meu trabalho como copywriter costumo ficar muitas horas em frente às telas, era bem difícil para eles entender como isso me faria ganhar dinheiro. Só foi depois de comprar um carro que passaram a ver que tudo isso é de fato real. Hoje, eles entendem, minha mãe inclusive tem estudado para vir trabalhar na minha agência como gestora de tráfego, outra profissão do mercado digital", disse.

Aprenda

Veja aqui cursos online gratuitos de Marketing Digital para fazer em 2022:

Marketing Digital da plataforma Coursera

curso gratuito de Marketing Digital

Marketing Digital do Sebrae

Certificação em Inbound Marketing da HubSpot

Marketing de Conteúdo da Rock University

Veja também:

 

Comentários: 1

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Visitante - Melina Melo em Sexta, 20 Mai 2022 08:53

✅👏🏽👏🏽👏🏽

✅👏🏽👏🏽👏🏽
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/