Seis dicas para montar currículo de destaque para vagas de tecnologia

Concurso e EmpregoConfira

Seis dicas para montar currículo de destaque para vagas de tecnologia

Bom currículo chama a atenção dos recrutadores 

Crédito: Shutterstock
O setor de tecnologia é um dos que mais crescem no país, com uma expectativa de evoluir 12% em 2024, conforme projeção da consultoria International Data Corporation (IDC Brasil). Iniciar o ano em um novo emprego é o desejo de muitos profissionais da área. 

Para ajudar em uma possível recolocação ou para ingressar em um novo trabalho, a Serasa Experian, datatech, líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude, separou seis dicas valiosas para elaborar um currículo direcionado a vagas de tecnologia, baseada em sua expertise como uma das melhores empresas de Tecnologia da Informação (TI) para trabalhar, conforme ranking Great Place to Work (GPTW). 

Confira:

1. Currículo enxuto – é importante ser breve. Nos processos seletivos, os recrutadores têm contato com vários currículos todos os dias e encher o documento de informações não essenciais pode não ser uma boa ideia, já que o profissional de RH pode se perder na leitura e não conseguir analisar seu perfil. Busque identificar e priorizar o que é realmente relevante. Mesmo que o candidato possua diversas experiências profissionais, vale a pena refletir antes se realmente cabe citar todas elas. Tenha em mente o cargo que você deseja ocupar e destaque aquelas que possam agregar na execução dessa função.

2. Informar os dados pessoais e não esquecer do objetivo - A primeira seção do currículo deve conter as informações de contato do candidato. Preencha essa parte com atenção e a mantenha sempre atualizada. As essenciais são:

• Nome;

• Número de telefone;

• E-mail;

• LinkedIn

3. Objetivo - Logo abaixo, é necessário incluir o objetivo. Ele serve para indicar qual cargo o candidato gostaria de ocupar dentro da empresa. Por isso, vale ter clareza e assertividade. Outro ponto importante: evitar frases muito longas.

4. Incluir palavras-chaves – Após o cabeçalho do currículo, é importante fazer um breve resumo de, no máximo cinco linhas, sobre as habilidades e experiências que correspondam à vaga em que se está concorrendo. Ao final deste espaço, devem ser incluídas palavras-chaves referentes às linguagens de programação e tecnologias em que o candidato já atuou. Isso contribui e muito para a leitura do recrutador e na identificação de possíveis tecnologias que ajudam o RH a selecionar os melhores candidatos.

5. Projetos de destaque – Utilizar o GitHub, plataforma de hospedagem de código-fonte e arquivos com controle de versão, também é uma forma de deixar o currículo com informações importantes e mais atrativas. Essa plataforma permite que programadores, utilitários ou qualquer usuário cadastrado adicionem seus projetos.

6. Elaborar um documento com boa estrutura - Um currículo visualmente agradável facilita o acesso às informações e direciona o olhar do recrutador para os pontos realmente importantes do documento. Ter uma boa estrutura e um bom layout podem ser decisivos no momento de seleção para uma entrevista. 

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/