Autores feirenses farão lançamentos em evento cultural no MAC

Cultura e EventosFeira de Santana

Autores feirenses farão lançamentos em evento cultural no MAC

O evento é para valorização dos artistas da terra 

Crédito: Cintia Ferreira
Serão lançados na sexta-feira (3), às 19 horas, no Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira (MAC), o livro Um círculo de fogo e outros contos, do escritor João Daniel Oliveira (@jd_fsa), e, pela primeira vez oficialmente em solo feirense, o livro Tanto tempo para aprender a escrever um poema com hortênsias, da poeta Clarisse Lyra (@lyra.clarisse), considerado um dos principais livros de poesia publicados no ano passado no Brasil.

Ambos os autores são naturais de Feira de Santana. Trata-se, portanto, de um evento cultural de valorização dos artistas da terra, com vistas ao fortalecimento da cena literária local, baiana e brasileira.

Além de sessão de autógrafos e de um bate-papo literário com os autores, mediado pela poeta Mariana Paim (@marianaspaim; autora do livro Lugar comum¸ vencedor do prêmio Mix Literário), o evento contará com a presença do Prozza Brechó e com uma apresentação musical do cantor e compositor Davi Lara, além de exposição de pinturas e ilustrações de artistas feirenses contemporâneos nas dependências do museu.

Os autores

João Daniel Oliveira, natural de Feira de Santana, nasceu em 1989. É escritor, professor da rede municipal de Feira de Santana e revisor de textos. Mestre e especialista em Estudos Literários (UEFS), atualmente faz o curso de doutorado em Literatura e Cultura (UFBA). Um círculo de fogo e outros contos, publicado pela editora Zarte, é o seu primeiro livro. Esta coletânea é composta por 10 histórias que se entrecruzam através de deslocamentos sobre a cidade, a identidade e a performance de indivíduos que, sob diversas formas, flertam com a indefinição.

Clarisse Lyra nasceu em Feira de Santana, em 1988. Morou em vários bairros da cidade, mas tem como centro a casa de sua avó Lirinha, localizada na Brasília. Tanto tempo para aprender a escrever um poema com hortênsias é seu primeiro livro. Organizou e traduziu, com Mariana Ruggieri, o livro Discoteca selvagem, da poeta argentina Cecilia Pavón (Edições Jabuticaba, 2019), e criou com Eduarda Rocha o zine digital Felisberta (disponível on-line). Formada em Letras pela UEFS, tem mestrado na área de Literatura Hispano-Americana, realizado na USP. Trabalha com tradução e revisão editorial e acadêmica.

Tanto tempo para aprender a escrever um poema com hortênsias foi lançado pela editora Jabuticaba, de São Paulo, em abril de 2022. O livro reúne 30 poemas escritos pela autora ao longo de dez anos. Cada poema se move por uma pergunta, que pode estar explícita ou não. A poesia, o amor, o medo, os sonhos, a música e a vida, em sua simplicidade e em sua complexidade, são alguns dos temas tocados pela obra.

Serviço:

Dia: 3 de março de 2023

Hora: 19 horas

Onde: MAC (Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira)

Endereço: Rua Germiniano Costa, 255, Centro (ao lado da Biblioteca Municipal)

Valor: Gratuito 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/