Banda Africania lança 'O Curador do Museu do Imaginário'; ouça

Cultura e EventosNovidade

Banda Africania lança 'O Curador do Museu do Imaginário'; ouça

O álbum contém 12 canções 

Crédito: Divulgação

O esperado álbum do grupo Africania, O Curador do Museu do Imaginário, foi oficialmente lançado com o Selo Educadora Independente - uma iniciativa da Rádio Educadora FM que busca fomentar importantes trabalhos fonográficos produzidos na Bahia. O álbum contém 12 canções que já podem ser ouvidas tanto na programação da referida rádio quanto nas principais plataformas digitais – link para ouvir disponível no site.

Neste domingo (31), às 10h, será lançado um especial sobre o álbum, uma produção com depoimentos de todos/as participantes do disco. São mais de vinte depoimentos, curiosidades e memórias trazidas pelo grupo para comemorar o lançamento desse importante álbum para o grupo. O especial poderá ser compartilhado através do canal oficial do grupo no Youtube.

De acordo com o grupo, as gravações desse álbum foram iniciadas bem antes da pandemia e desde 2020 tem participado de ações que destacaram algumas músicas, antes mesmo do seu lançado. A exemplo de Vaqueiro Marvado que ficou entre as 10 canções finalistas do 18º Festival da Educadora FM, e as canções Da Quixabeira pro Gavião e Jacuípe Gemedeira que possuem videoclipes e também já foram contempladas em editais culturais.

"Esse trabalho tem uma relação muito visceral com o novo momento da banda. Tenho a certeza de que estamos fazendo uma música sobre nós, sobre as nossas memórias. Eu costumo dizer: não estamos fazendo não apenas samba de batuque do Sertão da Bahia, somos o próprio Sertão, somos o próprio samba, com esse recorte para o Rio Jacuípe, esse grande símbolo que utilizamos para conduzir os caminhos do nosso novo disco", descreveu Bel da Bonita, músico e fundador do grupo, nascido em Gavião.

Daniel da Quixabeira é um dos componentes da nova formação. Nascido no município de Quixabeira, o músico tem um papel fundamental na construção desse álbum. Ele, ao lado de Bel da Bonita, idealizou e participou de todos os processos, desde a concepção até a sua finalização. "O Curador do Museu do Imaginário é um trabalho que nos deixa muito feliz porque ele faz a gente se conectar com as nossas vivências, experiências atuais e, sobretudo, com os nossos ancestrais", destacou Daniel da Quixabeira.

Crédito: Divulgação

No meio das gravações surgiu a figura do músico e jornalista Cid Fiuza, natural de Água Fria. O guitarrista e também produtor cultural foi convidado pelo grupo após perceber que o trabalho trazia muita sobre as suas origens. "Eu fiquei realmente muito emocionado quando em entrei no estúdio e ouvi aquele som que me reportou à minha infância, ao meu torrão, como dizia Luiz Gonzaga. Quando eu ouço esse álbum eu me reconecto tanto com a minha família, com quem está com a gente e com aqueles que fizeram a passagem, quando com as minhas andanças e outras memórias", declara Cid Fiuza.

Além dos músicos que compõem o grupo atualmente, o álbum contou com a participação de diversos artistas da Bahia. Como o próprio grupo faz questão de destacar no "encarte" e na ficha técnica: "Aqui, neste álbum, contém o axé, amor, o esforço, o talento e a inspiração de Bel da Bonita, Daniel da Quixabeira, Cid Fiuza, Ramiro Barbosa, Anselmo Roberto, Arquimedes Nascimento, Bié dos Oito Baixos, Cesinha dos Olhos D'Água, Fatel, Júlio Caldas, Jonas Costas, Lerry, Lud Dourado, Letícia Peixinho, Márcia Porto, Maiara Carmiru, Mateus Zingue, Júnior Silva, Kareen Mendes, Kelvin Diniz, Raymundo Sodré, Roberto Mendes, Rogério Ferrer, Tito Pereira, Don Guto e Uyatã Rayra".

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/