Festival de Violeiros reúne repentistas e trovadores em Feira de Santana

Cultura e EventosDe todo Nordeste

Festival de Violeiros reúne repentistas e trovadores em Feira de Santana

As 5 duplas de repentistas tiveram 20 minutos para improvisarem 

Crédito: Lila Oliveira/FE

Depois de 4 anos sem acontecer, o 45º Festival de Violeiros, aconteceu na última quarta-feira (25), no Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA), de Feira de Santana. O evento reuniu repentistas e trovadores de vários estados do Nordeste. Aldo Moraes, diretor do CUCA, destacou que o evento foi fruto de uma parceria entre diferentes segmentos sociais, e lembra que desde 2018 o festival não voltava a acontecer.

As 5 duplas de repentistas tiveram 20 minutos para improvisarem em 4 gêneros e temas diferentes. Os vencedores da noite foram os pernambucanos, Hipólito Moura e Rafael Rufino. "Festival com plateia grande, seleta, que aplaudia e entendia a cantoria. Uma festa bonita onde o povo sabia a cantoria", disse Hipólito.

Os vice-campeões da noite, os também pernambucanos, Edvaldo Zuzu e Daniel Olinto, ficaram impressionados com o festival. "O festival daqui tem uma repercussão extraordinária, pelo público e pelo tamanho, pelo carinho e pelo zelo, que têm com os cantadores. Então, nós estamos mais que orgulhosos", disse o violeiro Edvaldo.

"O povo a todo momento batia palma e interagia com a gente. Isso nos inspirou para que cantássemos ainda mais. Fiquei muito feliz em participar", acrescenta Olinto.

João Ramos, presidente da Associação de Repentista do Brasil foi homenageado e salienta que o festival representa a resistência cultural. "Significa que continuamos a lutar e vale a pena, porque o povo quer que continue".

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/