Exposição chega à Uefs e transforma Feira em porta de entrada para mundo das algas

Cultura e EventosPlaneta Algas

Exposição chega à Uefs e transforma Feira em porta de entrada para mundo das algas

O projeto Divulgação com Consciência, vinculado ao Departamento de Ciências Biológicas da UEFS 

Foto: Divulgação

A Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) abre as portas para um mergulho fascinante em um mundo que pouca gente conhece, mas do qual todos dependemos: o das algas. A exposição "PLANETA ALGAS: Sem elas, a Terra não seria possível!", instalada no hall da Biblioteca Central Julieta Carteado, convida o público a descobrir como esses organismos discretos são fundamentais para a vida no planeta.

A mostra, parte do projeto Divulgação com Consciência, apresenta desde microalgas invisíveis a olho nu até macroalgas exuberantes. Elas formam a base das cadeias alimentares aquáticas, participam de complexas relações ecológicas e são responsáveis por grande parte do oxigênio que respiramos. A exposição também apresenta as cianobactérias, organismos ancestrais que desempenharam papel essencial na evolução da atmosfera terrestre.

Mais do que revelar a diversidade desses seres, "Planeta Algas" chama atenção para sua função como sentinelas ambientais. Altamente sensíveis às mudanças nos ecossistemas e com ciclos de vida rápidos, as algas são eficientes bioindicadoras de impactos ecológicos. O visitante descobrirá ainda os inúmeros serviços ecossistêmicos prestados por elas: fixação de CO₂, manutenção da biodiversidade, equilíbrio de nutrientes em rios e lagos e oferta de abrigo e alimento para incontáveis espécies marinhas.

📱 Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

Com linguagem acessível e apelo visual, a exposição transforma ciência em experiência e reforça a urgência da preservação dos ecossistemas aquáticos — um convite à reflexão sobre o papel desses organismos para a saúde do planeta.

O projeto Divulgação com Consciência, vinculado ao Departamento de Ciências Biológicas da UEFS, é dedicado à popularização da ciência e conta com apoio da PROEX/UEFS e das agências CNPq, CAPES e FAPESB. A visitação é gratuita e segue até 27 de fevereiro, de segunda a sexta, das 8h30 às 21h, no Hall da Biblioteca Central Julieta Carteado. Uma oportunidade perfeita para levar as crianças durante as férias e despertar novas curiosidades sobre o nosso planeta azul.

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 16 Dezembro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/