Feirense de 10 anos lança livro sobre prédios históricos de Feira de Santana

Cultura e EventosDestaque

Feirense de 10 anos lança livro sobre prédios históricos de Feira de Santana

Filho dos arquitetos, o pequeno Rafael traz no DNA a paixão por desenhos

Crédito: Cristiano Alves/FE

Prédios e antigas construções de Feira de Santana, vistas sob o olhar de um garotinho de apenas 10 anos. Este é o tema do livro "Viagem pelos prédios históricos de Feira de Santana com Rafael", de autoria do Rafael Sousa de Andrade, que será lançado nesta quinta-feira (24) no Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo, às 19h. Durante o evento haverá exposição de fotos e desenhos das construções, feitos pelo menino que busca com a sua obra difundir ainda mais a história da Princesa do Sertão.

Filho dos arquitetos Nilo e Mariana, o pequeno Rafael traz no DNA a paixão por desenhos e nem precisa ir longe para ver o que o menino gosta de desenhar: prédios e casas, algo bem próximo ao trabalho que os pais desenvolvem em seu trabalho, na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). "Acho que isso aconteceu de maneira natural, de tanto ele nos ver trabalhando. Especificamente falando, começamos a fazer um trabalho voltado para a análise de construções em Feira de Santana com vistas a um curso de doutorado que estamos fazendo na UEFS e o Nilo tem uma parte em especial no seu trabalho que contempla o estudo de construções antigas na cidade e por isso, a gente acredita que o Rafael começou a se interessar por esse tipo de coisa", conta Mariana.

Para o pai, Nilo, outro fator que contribuiu para a iniciativa do filho, foram as visitas a prédios e construções antigas, tanto na cidade como na zonal rural. "Ele já nos acompanhava em alguns trabalhos e há aproximadamente 1 ano e 6 meses, começamos a visitar estas edificações: nesses passeios, que foram feitos de bicicleta ou a pé, a gente visitava cada prédio e ia apresentando a ele, contando um pouco da história de cada lugar e o Rafael foi se interessando cada vez mais e a gente começou a ver nitidamente este interesse nos desenhos que o Rafael começou a fazer", disse.

Os desenhos do garoto começaram a se multiplicar e aos poucos, ele foi montando o seu acervo, mas o "gatilho" para que Rafael de fato pensasse em publicar um livro surgiu a partir de uma belíssima inspiração: o artista plástico Juraci Dórea. "A grande sacada dele, nesse caso foi a questão do ecleticismo existente nas construções mais antigas da cidade. Ao mesmo tempo que fazia as pesquisas, ia desenhando e quando demos conta, ele já tinha um material interessante para montar e publicar o livro", relatou o pai.

Rafael no livro traz 28 ilustrações de prédios históricos da cidade com um texto pequeno sobre cada um. "É um livro rico com informações, principalmente para quem ainda não conhece Feira de Santana. No final, foi colocado um Quiz também, perguntas sobre a cidade, e acredito que seja muito interessante para quem for adquirir", comentou a mãe.

O menino disse ainda que tem ideia de publicar outros livros, mas quando questionado sobre o que quer fazer no futuro, ele não pestanejou. "Arquiteto: quero ser arquiteto para projetar construções que venham a contribuir com um futuro melhor ainda para a cidade", afirmou.

E o livro já está rendendo alguns frutos importantes: recentemente Rafael marcou presença na Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô), em Salvador, e vai participar do Festival Literário de Feira.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 03 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/