Começam homenagens ao poeta romântico Sales Barbosa

Cultura e EventosFeira de Santana

Começam homenagens ao poeta romântico Sales Barbosa

Programação cultural e literária segue até sábado, 24

Em meio ao vai e vem de pessoas pelo Calçadão da Sales Barbosa um grupo de mulheres desfilava com trajes que remetiam ao romantismo: saias compridas, botinas e um leque em mãos. O I Festival da Primavera da Rua do Meio Portal do Sertão foi aberto na quinta-feira (22) e segue até sábado (24).

A vasta programação valoriza o poeta romântico que dá nome a rua, conhecida no passado como Rua do Meio, fomentando a cultura e a preservação do patrimônio histórico de Feira de Santana. A iniciativa é do Instituto Baiano - Feirense Sales Barbosa e tem o apoio da Prefeitura de Feira por meio do Departamento de Turismo.

Segundo Cintia Portugal, presidente do Instituto, o evento foi idealizado para homenagear Sales Barbosa, a Rua do Meio e o romantismo - escola na qual o poeta está inserido.

"A Sales Barbosa, a antiga Rua do Meio, dialoga com a literatura, a cultura e as artes. Este é um local especialmente histórico por sustentar-se entre duas ruas, a Senhor dos Passos e a Conselheiro Franco. A rua Sales Barbosa, em meio a poesia, retrata o cotidiano oitocentista da cidade comercial", afirmou.

Ainda como parte da programação, alunos da Escola Municipal Padre Giovanni Ciresola, localizada na Cidade Nova, do 1º e 2º ano, levaram para o palco do Mercado de Arte Popular (MAP) a poesia "As Borboletas", de Vinicius de Moraes.

A diretora da unidade, irmã Solange Leite Silva considerou que a participação dos estudantes no evento é "desenvolver o senso da arte, o amor à cultura e o olhar ao belo em uma sociedade que nem tudo é positivo".

As atividades culturais acontecem desde as imediações do Mercado de Arte Popular (MAP) até a Praça Eduardo Fróes da Motta, das 9h às 12h; 14h às 17h, e das 18h às 21h30.

Também estão previstas rodas de conversas, exposições de telas, livros e esculturas de Sales Barbosa, visita guiada, apresentação musical, recital de poesias e contação de história. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/