Grupo Vozes do Beco lança álbum 'Pontos de Seu Martin Parangolá'

Cultura e EventosNovidade

Grupo Vozes do Beco lança álbum 'Pontos de Seu Martin Parangolá'

Registro histórico foi gravado no Terreiro de Xangô, em Vitória da Conquista

Crádito: Date Sena

No coração do único quilombo urbano reconhecido de Vitória da Conquista, Bahia, o grupo Vozes do Beco anuncia o lançamento do álbum "Pontos de Seu Martin Parangolá", marcado para o dia 2 de fevereiro, nas principais plataformas de áudio. O registro histórico, gravado no Terreiro de Xangô, promete transportar os ouvintes para conhecer a cultura e a tradição do Beco de Dola. 

O grupo, que é formado por mulheres do Terreiro de Xangô, optou por capturar a essência de suas apresentações ao vivo, dentro do espaço sagrado. O terreiro fica localizado no Beco de Dola, região recentemente reconhecida pela Fundação Palmares como Remanescente de Quilombo. Seu Martin, mentor espiritual da casa, era acolhido pela matriarca Petronília Gonçalves, a Vó Dola, cuja história já foi relatada em diversos artigos e dissertações acadêmicas.

A produção do álbum, liderada por Mãe Laiz D'Oxum e pelo pesquisador Flávio Passos, foi viabilizada por meio de um prêmio destinado a ex-bolsistas da Fundação Ford. O projeto destaca a importância de preservar a riqueza cultural e histórica desses espaços. "A história do Quilombo de Vó Dola é a síntese do movimento da população negra no Brasil, resistindo à escravidão, lutando contra a fome, combatendo as mais variadas formas de racismo, afirmando a sua força ancestral tendo à frente da comunidade mulheres negras que assumem e diariamente atualizam o legado da sua fundadora", afirma o doutorando em Estudos Étnicos da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Beco de Dola e suas raízes

O Beco de Dola tem sua origem nos anos 50, quando Vó Dola chegou a Vitória da Conquista com seus seis filhos, provenientes da zona rural. Hoje o quilombo é composto por 320 integrantes, todos ligados por laços familiares e comunitários. A comunidade, estabelecida no bairro Pedrinhas, destaca-se pela preservação das tradições ancestrais e pelo papel crucial de lideranças femininas, como Vó Dola, Dona Zita e Mãe Fátima, falecida em novembro de 2018, tendo conduzido o Terreiro de Xangô por mais de 30 anos.

Do Beco de Dôla também surgiram escolas de samba, cordões e batucadas que marcaram os carnavais e micaretas da cidade. Músicos, percussionistas, cantores e cantoras que saíram desse berço continuam a brilhar em bandas locais e no cenário musical da Bahia. As cantoras do "Vozes do Beco" retratam essa rica herança musical por meio dos pontos de Seu Martin, proporcionando aos ouvintes uma verdadeira aula de história e cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/