Mostra da Diversidade Cultural divulga resultado de edital

Cultura e EventosProjetos culturais

Mostra da Diversidade Cultural divulga resultado de edital

Segundo organização, houve recorde de inscrições

Crédito: Divulgação
A Mostra da Diversidade Cultural: Imagens da Cultura Popular 2022 de Feira de Santana encerrou as inscrições no último dia 27, contabilizando quase 200 projetos inscritos. Desses, foram selecionados 12 pela equipe técnica para receber a premiação de R$ 5 mil e desenvolver todas as ações previstas no edital, que incluem apresentação artística e ações de contrapartida obrigatória. Outros três projetos foram convidados para participar do evento da Mostra Final, totalizando 15 selecionados.

Pessoas físicas e jurídicas responsáveis por projetos culturais e socioculturais desenvolvidos no município tiveram entre os dias 27 de junho e 27 de julho para se inscrever na Mostra, realizada pela ONG Favela é Isso Aí, que integra o programa Forma e Transforma, com o patrocínio da Belgo Bekaert Arames, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio da Fundação ArcelorMittal.

Os projetos foram selecionados considerando características como: desenvolvimento feito por artistas, grupos e coletivos culturais representativos das manifestações populares e patrimônio cultural imaterial de Feira de Santana; contribuição para o fortalecimento da identidade local; e caráter comunitário, com ações em seus respectivos territórios.

A antropóloga e coordenadora executiva da Favela é Isso Aí, Clarice Libânio, ressalta que a Mostra tem registrado uma crescente adesão dos artistas e grupos de Feira de Santana. "Este ano, tivemos um número recorde de inscrições o que comprova a importância do acesso e adesão dos artistas a nossa proposta. Tivemos uma multiplicidade incrível de projetos, com propostas muito interessantes e, com isso, a comissão teve um trabalho muito grande para selecionar os projetos", relatou.

Tamylla Novais, Analista de Responsabilidade Social da Belgo Bekaert Arames, destaca a importância da iniciativa para a preservação da cultura no município: "Nossa cidade tem uma riqueza ímpar de manifestações culturais e a quantidade de inscritos demonstra o fortalecimento do projeto no município. Dar oportunidade para os artistas quem mantêm a cultura viva na cidade, é motivo de muito orgulho para nós".

Os 12 artistas e grupos premiados devem realizar três atividades: participação com apresentação ao público durante a Mostra em setembro; ações de contrapartida obrigatória, com gravação de depoimento para o projeto Moradores e ação voltada para a comunidade feirense como curso ou oficina, em escolas ou instituições filantrópicas.

São exemplos de atividades a serem realizadas na Mostra: apresentações artísticas em qualquer modalidade, feiras, concertos, desfiles, cortejos, documentários, exposições fotográficas ou artísticas, publicação de livros ou outra atividade artística gratuita, conforme programação a ser acordada entre a realizadora e os selecionados. Esta etapa será realizada de forma presencial, nos dias 10 e 11 de setembro de 2022.

Além dos 12 projetos selecionados e dos 3 convidados, foi divulgada uma lista com 9 projetos suplentes, que poderão ser convocados caso algum dos já aprovados não apresente a documentação necessária para a assinatura dos contratos, não se adeque ao perfil sugerido pela direção da Mostra ou descumpra alguma das normas de participação na Mostra, em qualquer uma de suas etapas.

Confira o resultado completo do edital no link

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 28 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/