Moviafro promove Encontro Internacional de Homens Negros em Feira de Santana

Cultura e EventosNovembro negro

Moviafro promove Encontro Internacional de Homens Negros em Feira de Santana

Atividade aconteceu no último sábado, 25 

Crédito: Divulgação

No último sábado (25), aconteceu a primeira edição do Encontro Internacional Moviafro de Homens Negros. A iniciativa contou com o apoio da APLB Sindicato - Feira de Santana. Com o tema: "Quem se importa com a dor do homem negro", o evento teve a presença de nomes como Jonathas Monteiro (vereador), Daniel Pintto (geografo e escritor), Paulo de Tarso (professor e músico), Hugo Damasceno (professor e músico) e Leno Sacramento (ator do Bando de Teatro Olodum), que compuseram a "Mesa Zumbí dos Palmares".

Essa atividade está inserida na programação do Projeto Novembro Negro Moviafro que em 2023 completa sete edições. "Com um ótimo público que estava atento às falas dos convidados, a primeira edição do encontro superou as expectativas já que essa é a primeira edição e também por se tratar de uma ação intrinsecamente relacionada a questões raciais sem nenhum apoio financeiro", pontuou Val Conceição, coordenador geral da Moviafro.

Crédito: Divulgação

Encontro Internacional

O Encontro de Homens Negros tornou-se um evento internacional naturalmente, pois estiveram presentes na Mesa Zumbí dos Palmares, personalidades negras masculinas vindas do Benin, Moçambique e do Quênia, países do continente africano.

Para o padre Ibrahim Muinde, que é do Quênia, falar sobre a dor de homens negros é de suma importância. "Esse tipo de assunto não é discutido, não tem a devida importância e por vezes invisibilizado", comentou o religioso.

Já para Mahougnon Romário Ganhoui, que é do Benin falar desse assunto, "é uma oportunidade de entendermos as semelhanças que unem o seu país com o Brasil".

A plateia também pôde interagir com os convidados, tirando dúvidas e expondo pensamentos. Rafael Pires, estudante de Direito, disse que sentiu-se contemplado e representado. "Desde a chegada no local do evento, quando olhei para os convidados e me vi cada um deles". 

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 26 Fevereiro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/