Municípios que não cumpriram prazo de readequação orçamentária da LPG precisam devolver recursos a estados

Municípios que não cumpriram prazo de readequação orçamentária da LPG precisam devolver recursos a estados

Comitê Gestor da Lei Paulo Gustavo publicou comunicado no Diário Oficial da União desta semana
Foto: Divulgação

Os municípios que não cumpriram o prazo da readequação orçamentária, necessária a partir do repasse de recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG), precisam devolver o dinheiro a seus respectivos estados. A decisão é do Comitê Gestor da lei no Ministério da Cultura (MinC) e foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda (10).

A reversão dos recursos deve ser feita por meio do depósito dos valores na conta bancária do fundo de cultura do estado onde a cidade se localiza. Caso não exista um fundo, o dinheiro deve ser enviado ao órgão ou à entidade estadual responsável pela gestão desses recursos. Para facilitar o processo, o MinC disponibilizou os dados bancários dos estados. Clique aqui para acessar a íntegra do comunicado.

A orientação é que os municípios devolvam os recursos o quanto antes, uma vez que essa reversão é necessária para a prestação de contas da LPG que deverá ser apresentada ao MinC.

Crédito suplementar

O dinheiro que chegar para os estados decorrente dessa reversão pode ser utilizado sem necessidade de alteração do Plano de Ação da LPG. Os gestores e gestoras estaduais de cultura também não precisam de nenhuma autorização prévia do MinC para executar esses recursos. O dinheiro pode ser tratado da mesma forma que os rendimentos gerados por meio de aplicações financeiras, e ser usado para lançar novos editais ou suplementar editais já publicados, por exemplo.

Prazos

Todos os municípios tiveram prazo de 180 dias, contados a partir do primeiro repasse da LPG, para realizar a readequação orçamentária. Mais informações podem ser encontradas na página oficial da LPG e por meio dos plantões tira-dúvidas, oferecidos para gestores e gestoras de cultura, realizados todas às quartas, de 14h às 16h (horário de Brasília).

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 25 Julho 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/