Museu Casa do Sertão reabre para visitação pública nesta quarta, 1

Cultura e EventosFeira de Santana

Museu Casa do Sertão reabre para visitação pública nesta quarta, 1

O espaço ficou fechado devido à pandemia da covid-19 e às obras na BR-116 Norte 

Crédito: Divulgação
O Museu Casa do Sertão, da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), retoma as atividades presenciais nesta quarta-feira (1), às 15 horas. O espaço que ficou fechado devido à pandemia da covid-19 e às obras do complexo viário da BR-116 Norte passou por melhorias estruturais e técnicas. A reabertura vai contar com exposições de objetos da coleção do museu, como os de Eurico Alves Boaventura e Crispina dos Santos, e de artistas como Miguel Teles, Zé Carlos Sampaio e Zé das Congas, que vão expor temporariamente.

No período em que o museu esteve fechado foram realizadas requalificação das estruturas elétricas, com instalação de iluminação cênica museológica, relocação e criação de novos espaços administrativos e expositivos, treinamentos, revisão do sistema documental museológico, conservação preventiva de acervos e a restauração de 67 esculturas da ceramista Crispina dos Santos, pelo restaurador José Dirson Argolo, doutor pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

O museu reabre as portas com o Memorial Eurico Alves Boaventura. No local o visitante terá contato com objetos pessoais, artefatos arqueológicos, imagens, referências e produções bibliográficas do artista feirense. Também serão apresentadas as instalações do Centro de Memória dos Povos Indígenas do Nordeste – ANJUKÁ, que reúne acervos audiovisuais, bibliográficos, etnográficos, projetos de pesquisa e extensão sobre e com os povos indígenas. O setor será coordenado pelas professoras Patrícia Navarro (DCHF) e Norma Lúcia Fernandes de Almeida (DLET).

O museu Casa do Sertão possui um acervo diversificado que reúne coleções relacionadas aos artefatos de usos e costumes, criações artísticas populares e itens documentais e bibliográficos. É um espaço multirreferencial de aprendizagem e difusão da estética e da cultura sertaneja, em diferentes temporalidades e espacialidades. O museu Casa do Sertão funciona de terça a sexta-feira, de 8h30 às 11h e de 14h30 às 17h. Todas as atividades do museu são gratuitas. Outras informações através do e-mail museucasadosertao@uefs.br ou das redes sociais Facebook Museu Casa do Sertão e Instagram @museu.casa.do.sertao. 

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/