Peça “Bichos do Brasil” chega a Feira de Santana neste sábado (25)

Cultura e EventosTeatro infantil

Peça “Bichos do Brasil” chega a Feira de Santana neste sábado (25)

 Espetáculo gratuito integra a temporada 2025 do programa Diversão em Cena

Foto: Renan Perobelli

No próximo sábado, 25 de outubro, às 16h, Feira de Santana recebe o espetáculo "Bichos do Brasil", na Praça Kalilândia. A apresentação gratuita, idealizada pela companhia teatral Pia Fraus, de São Paulo (SP), faz parte do programa Diversão em Cena, iniciativa patrocinada pela Fundação ArcelorMittal e pela Belgo Arames.

"Bichos do Brasil" celebra a diversidade da fauna brasileira com recursos visuais e sonoros. Combinando bonecos, música e coreografia, a peça recria o ambiente da mata sem recorrer à "humanização" dos personagens. As fábulas tradicionais, nas quais os animais representam virtudes e vícios do homem, cedem espaço à valorização das influências que essas narrativas exercem sobre a cultura popular. O enredo, então, conduz o espectador a uma experiência poética e sensorial, e não a um a um desfecho moral. O espetáculo tem duração de 50 minutos e classificação livre.

Com quase quatro décadas de trajetória, o grupo Pia Fraus se consolidou no cenário nacional com um repertório muito particular, buscando o aprofundamento, a pesquisa e a integração dos recursos do teatro de animação aos de outras linguagens. A companhia desenvolve uma linguagem teatral que aprimora e integra as características dos componentes da peça: teatro, dança, teatro de bonecos, circo e artes plásticas.

📱 Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

O programa Diversão em Cena foi criado há 15 anos pela Fundação ArcelorMittal, em parceria com a Belgo Arames, com o objetivo de democratizar o acesso à cultura por meio da oferta de espetáculos gratuitos ou a preços populares. Ao todo, mais de 1 milhão de pessoas já assistiram às apresentações em cidades dos seguintes estados: Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina.

"Garantir o acesso democrático à cultura é assegurar um direito fundamental e promover um desenvolvimento social mais justo, fortalecendo pessoas e comunidades por meio da arte e do conhecimento", destaca Camila Valverde, diretora-executiva da Fundação ArcelorMittal.

"Programas como o Diversão em Cena são catalisadores de mudanças. O acesso à cultura é fundamental para a formação de cidadãos mais conscientes e engajados, e as sessões criam oportunidades para o diálogo e troca de experiências, o que gera um impacto social duradouro", conclui Clarisse Drummond, diretora de Gente, Cultura e Engajamento da Belgo Arames.

Esta apresentação é viabilizada com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Fundação ArcelorMittal, por meio da ArcelorMittal e da Belgo Arames. A realização é da Lima Produções Culturais e do Ministério da Cultura, Governo Federal.

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 21 Outubro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/