Rick Chesther será entrevistado no programa Conectando da Rádio Geral

Cultura e Eventos"Homem da água"

Rick Chesther será entrevistado no programa Conectando da Rádio Geral

Atração é comandada por Leila Lopeez

Crédito: Divulgação
Foi-se o tempo em que as favelas e suas histórias eram relatadas somente por cientistas sociais, sociólogos e antropólogos, de lá pra cá, as diferentes vozes dos talentosos moradores de periferias das grandes cidades têm se amplificado cada vez mais em primeira pessoa, como no livro A favela venceu (Buzz Editora) do escritor, palestrante e empreendedor Rick Chesther - que ilumina com criatividade e inteligência os tempos de crise como o que Brasil hoje atravessa. Ele será o entrevistado do programa Conectando, da Rádio Geral, atração comandada por Leila Lopeez, às 18 horas.

Desde Maria Carolina de Jesus, autora do célebre Quarto de despejo (lançado em 1960), não surgia uma voz tão potente quanto de Rick Chesther ao retratar com legitimidade a realidade social injusta dos moradores das favelas. O diferencial, nestas décadas que separam que marcam o amadurecimento da cultura periférica, está na imensa capacidade de comunicação de Rich Cherster que, aliado às novas tecnologias, cria um sistema capaz de inspirar milhões de pessoas a terem autonomia necessária para recriar a sua realidade, para além da realidade social injusta e todas as dificuldades existentes.
Crédito: Divulgação

O nosso famoso "homem da água" - como ficou conhecido no Brasil, ao postar um vídeo caseiro de apenas 1 minuto, num canal do Youtube, em que ele fala de modo sucinto e objetivo o que é necessário para empreender com R$ 10 emprestados e criar um lucro de 750% - se tornou uma espécie de guru do empreendedorismo e tem aprofundado suas reflexões, sobretudo, a respeito da valorização da cultura das quebradas, demonstrando sensibilidade para criar de forma pioneira um novo conhecimento, "adquirido com muita luta e superação na faculdade da vida", como gosta de afirmar.

A partir de seu encontro com empresário Flávio Augusto, ao lançar seu primeiro livro, Pega a visão (Buzz Editora, 2018), Rick Chesther mudou sua vida e tem transformado a vida de milhares de pessoas. Garoto propaganda do banco Santander e escritor convidado para palestrar na Universidade de Harvard e em outros países, como Japão e França, Rick emociona o leitor em seu A favela venceu ao fazer uma reflexão crítica e prática da realidade, traçando uma trajetória que atravessa fronteiras e obstáculos inimagináveis no ambiente complexo das comunidades: a favela empreendedora, a favela cultural, a favela religiosa, a favela multi racial, a favela livre, a favela cartão postal e tantas outras.

Para o escritor, a favela não só venceu o preconceito e a tragédia como dá aula do que é ser empreendedor, do que é fazer um corre de verdade quando não tem nenhum vento soprando a favor, mantendo a firme a fé. A única condição para adentrar na aventura apresentada por Rick Chesther é: "Se desmontar de qualquer preconceito que tiver e escuta esse neguinho que tá te dizendo, com muita atenção: todos nós temos muito a aprender na favela".

A favela venceu é um tratado sobre a resistência que expõe suas raízes em bases como a família, a solidariedade, a consciência social e racial, o combate às desigualdades e, principalmente, o amor incondicional. Um dos livros mais relevantes de uma geração que busca empreender com uma verdadeira transformação social. 

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/