Inflação oficial para maio desacelera na região de Salvador, diz IBGE

EconomiaIPCA

Inflação oficial para maio desacelera na região de Salvador, diz IBGE

A inflação de maio na RMS foi maior do que a registrada no Brasil 

Crédito: Divulgação
Em maio, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medida oficial da inflação, calculado pelo IBGE, foi de 0,35% na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Ele voltou a desacelerar (aumentar menos do que no mês anterior), após ter apresentado aceleração em abril, quando tinha sido de 0,50%.

Porém, a inflação de maio na RMS foi maior do que a registrada no Brasil como um todo (0,23%) e a 4ª mais alta entre os 16 locais investigados separadamente pelo IBGE, empatada com a do município de Aracaju/SE (0,35%).

Os índices mais elevados foram registrados nas RMs Fortaleza/CE (0,56%), Belo Horizonte/MG (0,48%) e Recife/PE (0,41%). Por outro lado, o município de São Luís/MA foi o único local a apresentar deflação (-0,38%).

Com esse resultado, a inflação acumulada de janeiro a maio na RM Salvador está em 3,23%, acima da nacional (2,95%) e a maior entre todos os locais pesquisados. Já nos 12 meses encerrados em maio, o IPCA acumula alta de 4,21% na RMS e é o 4º mais elevado do país, abaixo dos registrados na RM São Paulo/SP (5,08%), em Brasília/DF (4,49%) e na Grande Vitória/ES (4,32%). No Brasil como um todo, o acumulado em 12 meses está em 3,94%. 

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/