Petrobras anuncia redução de 5% no preço do gás natural para distribuidoras

EconomiaBrasil

Petrobras anuncia redução de 5% no preço do gás natural para distribuidoras

Mudança não atinge o GLP, envasado em botijões ou vendido a granel 

Crédito: Divulgação

A Petrobras anunciou nesta segunda-feira (10) uma redução do preço do gás natural nas distribuidoras, a partir de 1º de novembro. A queda será em média de 5% em média em R$/m³, válida para o gás transportado e distribuído por dutos.

A estatal esclareceu que os contratos preveem atualizações trimestrais e vinculam a variação do preço do gás às oscilações do petróleo Brent e da taxa de câmbio. "Durante o período, o petróleo teve queda de 11,5%; e o câmbio teve depreciação de 6,5% (isto é, a quantia em reais para se converter em um dólar aumentou 6,5%)."

No comunicado, a Petrobras também explicou que o preço final do gás natural ao consumidor não é determinado apenas pelo preço de venda da companhia, mas também pelas margens das distribuidoras (e, no caso do GNV, dos postos de revenda) e pelos tributos federais e estaduais. "Além disso, as tarifas ao consumidor são aprovadas pelas agências reguladoras estaduais conforme legislação e regulação específicas. Importante informar que a atualização anunciada para 1/11/22 não se refere ao preço do GLP (gás de cozinha), envasado em botijões ou vendido a granel".

Ainda segundo a Petrobras, os preços atualizados seguirão vigentes até o dia 31 de janeiro do ano que vem, conforme estabelecido nos contratos firmados. "A atualização trimestral do preço do gás natural e anual para o transporte do produto permite atenuar volatilidades momentâneas e aliviar, no preço final, o impacto de oscilações bruscas e pontuais no mercado externo, assegurando, desta forma, previsibilidade e transparência aos clientes. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/