Preços na indústria apresentaram queda de 0,35% em abril, diz IBGE

EconomiaCusto de produção

Preços na indústria apresentaram queda de 0,35% em abril, diz IBGE

Indústria química tem o maior impacto no índice

Crédito: Reprodução

Os preços da indústria variaram -0,35% em abril frente a março. O acumulado no ano atingiu -0,99%, segundo menor resultado já registrado para um mês de abril desde o início da série histórica em 2014. O acumulado em 12 meses ficou em -4,63%, a maior queda da série histórica para esse indicador.

Os dados do Índice de Preços ao Produtor (IPP), divulgados na  terça-feira (30) pelo IBGE, mostram que, em abril, 12 das 24 atividades industriais investigadas na pesquisa tiveram variações negativas em relação a março.

"A queda de 0,35% foi a terceira consecutiva e a oitava dos últimos nove meses. Desde agosto de 2022, quando se iniciou a trajetória de queda, até abril deste ano, o IPP já acumula uma redução de 8,29%", destaca Murilo Lemos Alvim, analista da pesquisa.

As quatro variações mais intensas foram: farmacêutica (3,97%); papel e celulose (-3,57%); madeira (-3,19%); e outros produtos químicos (-2,61%). Outros produtos químicos foi o setor industrial de maior destaque na composição do resultado agregado, na comparação mensal. A atividade foi responsável por -0,22 ponto percentual (p.p.) de influência na variação de -0,35% da indústria geral.

"A indústria química foi a atividade de maior influência no resultado do IPP em abril, com uma queda de 2,61%, décima variação negativa seguida. Abrindo o setor nos três grupos que divulgamos – fabricação de produtos químicos inorgânicos, fabricação de resinas e elastômeros, e fabricação de defensivos agrícolas –, vemos que há quedas nos três grupos. Mas o destaque é em fabricação de produtos químicos inorgânicos, onde estão os fertilizantes. Este grupo teve uma queda de 6,39% na comparação de abril contra março", analisa Alvim.

Após um período de escassez até fim do primeiro semestre de 2022, os fertilizantes estão num cenário que combina excesso de oferta com demanda reprimida porque os produtores estão estocados. "A oferta de fertilizantes no mercado mundial vinha sendo impactada pelas restrições da pandemia e ficou ainda mais escassa com a guerra na Ucrânia. Os produtores brasileiros acabaram reforçando os estoques para evitar a falta em época de safra. No período, os preços subiram, mas a partir do segundo semestre do ano passado, com menos restrições da pandemia e volta da exportação de países europeus, a oferta cresceu, mas não foi acompanhada pela demanda. Isso impactou o setor químico como um todo", completa o analista da pesquisa.

Refino de petróleo, com uma queda de 1,64%, teve a segunda maior influência no resultado mensal e também se destaca como uma das maiores influências no acumulado em 12 meses com uma redução de 17,41%.

"Podemos destacar quedas em alguns derivados como o óleo diesel e o querosene de aviação. Um produto que não costuma ser destaque, mas o foi neste mês é o biodiesel, com redução devido à queda dos preços do óleo de soja, principal matéria-prima. Na contramão, o álcool etílico teve alta devido ao aumento nos preços da cana de açúcar, com oferta reduzida em função de questões climáticas", analisa Alvim.

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 23 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/