Terceira gasolina mais cara do mundo está no Brasil

EconomiaCombustível

Terceira gasolina mais cara do mundo está no Brasil

Preço do combustível, no entanto, ainda está mais baixo que paridade internacional 

Crédito: Divulgação

O Brasil está entre os três países do mundo onde a gasolina é a mais cara. Pelo menos é o que aponta a consultoria Oxford Economics, que levou em conta o valor do litro da combutível com o poder de compra, em 30 países, calculando qual fatia ele representa da renda da população local.

Aqui, um litro corresponde a 9% do salário médio diário do país, percentual menor apenas do que o registrado nas Filipinas (19%) e na Indonésia (13%).

Ainda assim, conforme o Correio Braziliense, economistas chamam a atenção para o fato de que mesmo com os sucessivos aumentos, o preço do combustível no Brasil ainda está defasado em cerca de 18% em relação aos preços internacionais.

Dessa forma, caso a Petrobras siga à risca a política de paridade - que prevê que os preços internos sejam reajustados a depender do preço do barril de petróleo e do câmbio -, a gasolina pode ficar ainda mais cara até o fim deste ano.

A política de preço de paridade internacional (PPI) foi instituída na Petrobras em 2016, quando o empresário Pedro Parente assumiu a direção da companhia, após as denúncias de corrupção na estatal.

Desde então, o preço da gasolina cresceu 57% no Brasil, já descontada a inflação, e o valor das ações da companhia mais que dobraram, ainda de acordo com a consultoria Oxford Economics. 

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/