Aluno da Uefs em mobilidade estudantil recebe prêmios na Europa

EducaçãoExperiência cultural

Aluno da Uefs em mobilidade estudantil recebe prêmios na Europa

Além de participar de eventos e concursos, o jovem atuou na área laboratorial e de gestão de uma empresa.

Foto: Divulgação/ Ascom Uefs
Feira de Santana Notícias 24h - Experiência cultural, desenvolver habilidades, construir redes de contatos e descobrir novos interesses são algumas das muitas vantagens de estudar em outro país.  Nos últimos 17 anos mais de 800 alunos da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) tiveram essa oportunidade e participaram de programas de mobilidade estudantil. Os países mais procurados por quem busca uma complementação acadêmica são Espanha, França, Itália, Argentina e Portugal. 

As terras lusitanas também foram o destino de Denyson Wandyson dos Santos Silva, graduando do curso de Ciências Biológicas. O discente está há um ano estudando no Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e desde então, além de cumprir a carga horária obrigatória do curso de Biologia e Biotecnologia, tem assistido aulas sobre empreendedorismo e gestão. 

"Desde a Uefs eu já me imaginava como dono de um horto e trabalhando com vendas de plantas ornamentais e paisagismo. Eu queria conhecer o famoso professor Jorge Humberto Sampaio, de Empreendedorismo do curso de Contabilidade e Gestão. Não consegui a matrícula por conta do sistema, mas ele me permitiu assistir às aulas sem estar matriculado", disse.

📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

A partir dessa disciplina, o estudante começou a participar de eventos em Portugal e até na Espanha para apresentar uma ideia de negócio de produção para consumo de carbono. Denominada MyCopartner, "a ideia é produzir plantas in vitro que consomem maior taxa de carbono, com maior crescimento, resistência e subprodutos que ajudam na fixação de CO2 no solo para diferentes sistemas agrícola, hortícola e florestal. Aumentamos a produtividade ao mesmo tempo que se proporciona uma mais-valia ambiental", explicou Denyson.

Pesquisando e desenvolvendo capacidades empreendedoras, o estudante de Ciências Biológicas participou do Encontro Internacional de Jovens Empreendedores, na Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha. Denyson ficou em segundo lugar. "Fui um dos representantes/concorrentes da minha universidade aqui em Portugal, sendo um dos representantes na modalidade 'Ideia de negócio' (ideia para montagem de uma startup, uma empresa inovadora)", afirmou.

Em Portugal, a ideia de negócio também foi premiada, desta vez no concurso de empreendedorismo regional, o Poliempreende. O prêmio inclui seis meses de incubadora com um espaço com as contas de água, luz e internet pagas para o estudante montar um escritório e seguir com as pesquisas. A ideia ainda foi apresentada na Feira do Conhecimento e Tecnologia do Instituto Politécnico de Bragança. A pesquisa foi indicada para participação do Projeto de Bolsas de Incubação para estudo da viabilidade (com remuneração) no próximo edital que será aberto na universidade.

Além de participar de eventos e concursos, o jovem pesquisador atuou na área laboratorial e de gestão de uma empresa. "Para melhor aprendizado da técnica de produção de plantas em laboratório e desenvolvimento da experiência de aspectos da gestão, corri atrás e minha orientadora me enviou para realizar um estágio extracurricular em uma empresa de biotecnologia vegetal. Essa empresa tem presença comercial em 17 países e produz mais de dois milhões de plantas anualmente. Fui o primeiro brasileiro a fazer parte da equipe deles. Foi uma experiência única e não fechamos as portas para continuidade", disse. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 09 Setembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/