Bibliotecas das escolas municipais contribuem para desenvolvimento e aprendizagem

EducaçãoFeira de Santana

Bibliotecas das escolas municipais contribuem para desenvolvimento e aprendizagem

Unidades são bem equipadas e com amplo acervo

Crédito: Rafael Carvalho/Secom/PMFS

As bibliotecas das escolas municipais desempenham um papel fundamental na aprendizagem dos alunos. Bem equipadas e com amplo acervo, os espaços auxiliam no desenvolvimento e aprendizagem dos mais de 50 mil estudantes da rede municipal.

No Dia da Biblioteca, celebrado nesta terça-feira (9), a professora mestre Elizabete Bastos explica a importância da existência desses espaços nas unidades escolares.

"Falar de biblioteca escolar e sala de leitura em nossas escolas é falar em mais espaços de incentivo e de formação leitura para a ampliação dos diferentes letramentos. É importante destacar que as salas de leitura ou bibliotecas sejam espaços vivos, efetivos e que de fato fomentem a formação leitora dos estudantes", considera.

Ainda de acordo com a professora, a presença do mediador de leitura é fundamental. "É preciso ter esse professor que seja mediador ou esse auxiliar também que seja mediador, porque toda leitura ela precisa, considerando o espaço escolar, da mediação. É um diferencial na formação leitora das crianças e jovens", pontua.

Na escola Municipal Valdemira Alves Brito (Tomba), o cantinho da leitura já conta com cerca de 2 mil livros. Para a diretora, Cristiane Alves, esse espaço ajuda muito na formação dos alunos e amplia o conhecimento.

"A leitura estimula o raciocínio, amplia o vocabulário, aprimora a capacidade interpretativa, além de proporcionar aos alunos um conhecimento amplo e diversificado. O cantinho da leitura é um espaço criativo e aconchegante que incentiva o interesse dos livros nas crianças e nos ajuda no desenvolvimento das atividades de leitura", observa.

Na Escola Municipal Monteiro Lobato (Capuchinhos), o estudante Marcelo Costa, 11 anos, mantém uma rotina constante de idas à biblioteca. Ele conta que a leitura tem impactado diretamente nos estudos. "A leitura me ajuda a interpretar os textos, a estudar mais e responder as atividades". 

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 15 Junho 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/