'Ecoponto Escola Verde' é esperança na educação ambiental de Feira de Santana

Educação​Conheça projeto

'Ecoponto Escola Verde' é esperança na educação ambiental de Feira de Santana

As ações propostas envolvem a coleta do lixo eletrônico 

Crédito: Divulgação

Realizado em diversas escolas da rede municipal de ensino em Feira de Santana através do Núcleo de Inclusão e Diversidade, instância da Secretaria de Educação, o projeto Ecoponto Escola Verde encerra 2022 com bons resultados. As ações propostas, envolvendo coleta do lixo eletrônico, fizeram despertar nos estudantes envolvidos uma consciência sustentável de compromisso com a continuidade da vida no planeta.

Diante do desafio proposto pelo Núcleo, as escolas realizaram diferentes atividades, sensibilizaram a comunidade em seu entorno e, com muita criatividade, produziram diferentes textos revelando, através da poesia, música, dança, dos ensaios de robótica com a matéria do lixo eletrônico, entre outras performances, a aprendizagem significativa construída ao longo do processo.

A professora Jocinéia Souza Santos, que coordenou a exposição do Ecoponto Escola Sustentável, feliz com o frutos alcançados, afirmou esperar "que todos tenham sido picados pelo vírus verde da Educação Ambiental", afinal, segundo ela, o projeto consistiu na realização de atividades que contribuíram para a construção da consciência da importância do cuidado com o ambiente, tendo como recorte a importância do descarte correto do chamado lixo eletrônico em parceria com outras instituições.

A professora Railda Neves, coordenadora do Núcleo de Inclusão e Diversidade, compartilha do mesmo sentimento da pró Jocinéia. "A escola, especialmente na pedagogia dos projetos, vive momentos de intensa alegria, investigação científica, reinvenção de si enquanto território de aprendizagem que interage com a comunidade de forma ininterrupta. Essa relação de aprendizagem, que alcança espaços para além dos muros da escola, produz memórias afetivas que marcam a vida de todos os que fazem parte do seu cotidiano", afirmou a educadora.
A professora Jocinéia Souza Santos, que coordenou a exposição do Ecoponto Escola Sustentável | Crédito: Divulgação

A exposição do Ecoponto Escola Verde aconteceu, no dia 9 de dezembro, no SESI, logo após a realização do Seminário Pedagógico que contou com a participação da secretária de Educação, professora Anaci Paim, e da diretora do Departamento de Ensino da Secretaria, Marta Lima. Ambas celebraram a culminância das formações continuada de professores durante o evento, que retomou os principais temas trabalhados nas formações realizadas ao longo deste ano.

O Seminário contou com a participação de professoras mestras e doutoras, de instituições de ensino superior da região, que ajudaram a abrilhantar o evento e a fortalecer a importância de uma educação contextualizada, na qual todos os sujeitos precisam ser reconhecidos em seus diferentes estágios de letramentos, especialmente em tempos de pós distanciamento social.

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 28 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/