Educação municipal vai implementar ações para minimizar consequências da pandemia

EducaçãoFeira de Santana

Educação municipal vai implementar ações para minimizar consequências da pandemia

Alunos que não desenvolveram habilidades serão inseridos em atividades

Crédito: Divulgação

Maior oferta de vagas nas escolas de tempo integral, reforço escolar, fortalecimento da educação infantil, alfabetização no período regular, a oferta da matrícula na idade razoável da criança e finalmente o cumprimento de metas do Plano Municipal de Educação. Estes são algumas das principais metas da Prefeitura de Feira de Santana para o ano letivo de 2022, que terá início em 21 de março.

Nos últimos dois anos, a pandemia da Covid-19 exigiu uma série de mudanças na Educação em todo o mundo. No cenário nacional e também em Feira de Santana não foi diferente. Neste contexto, a alfabetização tornou-se uma das etapas mais afetadas, segundo o estudo realizado pela ONG Todos pela Educação. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), do IBGE, mostrou que mais de 41% das crianças entre 6 e 7 anos não aprenderam a ler e escrever.

Por essa razão, a Secretaria de Educação aprimorou o planejamento e vai investir em ações que busquem minimizar as consequências desse período atípico e priorizar o desenvolvimento da aprendizagem.

A secretária municipal de Educação, professora Anaci Paim, definiu as prioridades. Os alunos que não conseguiram desenvolver habilidades e competências compatíveis com o ano escolar serão inseridos em atividades de complementação escolar.

As atividades serão oferecidas no turno oposto às aulas, em ciclos presenciais, orientados por professores e estagiários, contando também com a mediação de recursos multimidiáticos disponibilizados pela Seduc. A nova estratégia será implementada de forma gradual nas escolas.

MAIS 800 VAGAS EM CRECHES

Em breve, a Secretaria de Educação entregará mais quatro novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI), permitindo o incremento de mais 800 novas para crianças de 2 a 5 anos em quatro bairros populosos da cidade.

As crianças de 2 e 3 anos serão assistidas em tempo integral na maioria dos Centros de Educação Infantil. Os CMEIS atendem à primeira etapa da educação básica, segmento que contribui para o fortalecimento do processo de alfabetização. É uma etapa imprescindível para a aprendizagem.

PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Um investimento mais incisivo neste período da Educação Básica permite que os alunos cheguem ao Ensino Fundamental com mais autonomia, conhecimento, experiências e com objetivos de aprendizagem necessários para o desenvolvimento integral.

Outro avanço importante é que a definição destas medidas prioritárias sintoniza o município também com as metas do Plano Municipal de Educação (PME). Dentre as principais metas estão: a universalização da educação infantil/pré-escola para crianças de quatro a cinco anos de idade; a ampliação de vagas em creches para crianças de dois e três anos; e a alfabetização de todas as crianças, no máximo, até o 3º ano do Ensino Fundamental. 

Com informações da Secom/PMFS.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/