ENEM: como trabalhar memória e ter bom desempenho na prova

EducaçãoSaiba Mais!

ENEM: como trabalhar memória e ter bom desempenho na prova

A primeira é a memória dos hábitos, procedimentos e regras

Crédito: Imagem ilustrativa

Memória é a capacidade de armazenar informações que possam ser recuperadas e utilizadas posteriormente. Já a aprendizagem, é o processo de aquisição das informações que vão ser armazenadas. Após a aprendizagem, há a retenção, que ocorre por tempos curtos e longos.

O armazenamento por tempos curtos pode ser transformado em longa duração pelo processo da consolidação da memória, podendo ela se dividir em implícita, explícita e operacional. A primeira é a memória dos hábitos, procedimentos e regras, que não precisam ser descritas com palavras para serem evocadas. A memória explícita costuma ser descrita com palavras ou outros símbolos, e consiste em um subtipo chamado episódico (a memória dos fatos que ocorrem ao longo do tempo) e um subtipo chamado semântico (a memória dos conceitos atemporais). A memória operacional é utilizada de forma rápida no raciocínio e no planejamento.

O professor do curso de Medicina da Faculdade Pitágoras, médico neurologista Frederico Lacerda, explica que os mecanismos neurais da memória ainda não são completamente conhecidos. "As informações transitórias e duradouras são armazenadas em diversas áreas do cérebro, de acordo com a sua função. Dessas regiões elas podem ser mobilizadas como memória operacional pelas áreas pré-frontais do cérebro. Além disso, as memórias explícitas podem ser consolidadas pelo hipocampo e do lobo temporal do cérebro. Parece complexo, mas há uma série de medidas de estilo de vida que devem ser levados em conta quando se pensa em melhorar a saúde cognitiva", pontua.

Para conseguir memorizar o conteúdo de forma eficaz para processos avaliativos, é importante saber que aquilo que é bem entendido é mais facilmente fixado na memória. Assim, o estudante deve procurar entender o que está estudando e não simplesmente decorar, quando possível. O melhor exercício para treinar a memória seria correlacionar os novos conhecimentos com informações pregressas e, se possível, aplicando-as em sua vida diária, revisando sempre.

O neurologista explica atividade física aumenta a secreção de proteínas neuroprotetoras e melhora o desenvolvimento das sinapses cerebrais. Para o cérebro manter boa saúde e para que os processos cerebrais ocorram de maneira fisiológica e eficaz, ele deve ter boas noites de descanso, suficientes para se manter disposto no dia seguinte (sem sono) e sem interrupções. Deve praticar atividade física ao menos três vezes por semana, tomar bastante água, e manter uma alimentação saudável, com muitos vegetais.

Fatores e Hábitos que podem encurtar a memória

Assim como para manter a saúde física, o uso de bebidas alcoólicas, cigarro e quaisquer espécie de drogas ilícitas são agravantes para manter a saúde mental, pois atuam atrapalhando a integridade dos processos consolidativos de memória.

Outra dica é evitar rotina desregrada, com variações muito grandes nos horários de refeições e de sono.

Como ativar a memória de longo prazo

Os segredos para melhorar a retenção das informações a longo prazo são:

Repetição

Quanto mais repetimos um mesmo conteúdo, uma mesma leitura ou uma forma de resolução de problemas matemáticos, mais fácil será lembrarmos em um momento futuro;

Conteúdos em diferentes formatos

O estudo de um mesmo conteúdo, explorado por meio diverso como escrito, visual (vídeo-aula), e auditiva (áudio) também aumenta essa chance de consolidação e retenção.

Comparação

Relacionar ou comparar a nova informação com fatos ou conteúdos já bem fixados e aprendidos.

Associações emocionais

Fazer a ligação do material com valor emocional promovem o pareamento das memórias semânticas (fatos) com memórias episódicas das experiências pessoais. Isso permite criar uma conexão emocional com o conteúdo permitindo melhora da retenção de longo prazo.
 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 18 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/