SEDUC inicia Jornada Pedagógica com foco na valorização dos profissionais da Educação
A programação, que contornou com a palestra do consultor Adeildo Apolônio, da Engenharia de Gente – Treinamento e Consultoria
O primeiro dia da Jornada Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (Seduc) foi marcado, nesta segunda-feira, 26, por uma formação voltada à valorização do papel humano no ambiente escolar. A atividade aconteceu no auditório da secretaria e reuniu profissionais de Serviços Gerais e Portaria nos turnos da manhã e da tarde.
A programação, que contornou com a palestra do consultor Adeildo Apolônio, da Engenharia de Gente – Treinamento e Consultoria, abriu oficialmente a Jornada Pedagógica 2026 e abordou temas como convivência, ética, planejamento, saúde emocional e responsabilidade coletiva na Educação.
O vice-prefeito e secretário de Educação, Pablo Roberto, destacou a importância de iniciar o calendário formativo envolvendo todos os profissionais da rede, reforçando que a educação é construída de forma integrada. "A educação é feita por pessoas e com pessoas. Quem está na portaria, nos serviços gerais, na gestão ou na sala de aula, faz parte do mesmo propósito. Cada atitude conta para garantir que o aluno permaneça na escola e aprenda", afirmou o secretário.
📱 Faça parte do canal da Folha do Estado no WhatsApp
Pablo ressaltou ainda o esforço de gestão para organizar uma Jornada que atendesse milhares de profissionais, e reforçou que os avanços educacionais dependem da atuação conjunta do poder público, das escolas e da sociedade. "Nós sabemos da nossa responsabilidade enquanto prefeitura e secretaria, e estamos fazendo a nossa parte. Mas os resultados só continuam avançando quando cada um assume o seu papel. A educação é uma responsabilidade compartilhada", completou.
Adeildo também abordou a importância do planejamento pessoal e profissional, explicando conceitos como missão, visão e valores, e destacando que os valores funcionam como ferramentas essenciais para lidar com desafios complexos no trabalho. “Valores são as ferramentas que usamos para tomar decisões e resolver problemas. Na educação, essa ferramenta está na forma como lidamos com as pessoas e com as situações do dia a dia”, explicou.
A Rede Municipal de Ensino de Feira de Santana realiza, entre os dias 26 de janeiro e 02 de fevereiro, a sua tradicional Jornada Pedagógica, com o tema central "Alfabetização em Contexto: Equidade, Diversidade e o Direito de Aprender na Rede Municipal de Feira de Santana". A Jornada acontece entre 26 de janeiro e 02 de fevereiro, e a abertura oficial será no dia 28 de janeiro, com a palestra central do renomado psicólogo, escritor e palestrante Alexandre Coimbra Amaral, que revela uma reflexão poderosa sobre saúde emocional, relações humanas e práticas educativas que fortalecem o direito de aprender. As aulas da Rede Municipal iniciam no dia 03 de fevereiro.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.