Escolas estaduais têm prazo para solicitar reserva técnica de livros didáticos

Educação5 de março

Escolas estaduais têm prazo para solicitar reserva técnica de livros didáticos

Reserva se destina a ajustar a quantidade real de estudantes e as quantidades de livros disponíveis

Crédito: Divulgação

As escolas da rede estadual de ensino têm até o dia 5 de março para solicitar reserva técnica de livros didáticos, por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Interativo. A novidade é que o acesso será realizado pela plataforma Gov.br, com o mesmo procedimento utilizado nos canais digitais do Governo Federal. A reserva se destina a ajustar a quantidade real de estudantes e as quantidades de livros disponíveis em cada escola, quando o remanejamento de livros não é o suficiente.

O passo a passo para a realização da reserva técnica no sistema do PDDE Interativo pode ser conferido no manual. Estão disponíveis na reserva técnica obras didáticas para os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental; obras didáticas para o Ensino Médio; e obras didáticas e pedagógicas para a Educação Infantil.

Antes de solicitar a reserva técnica, as escolas devem verificar os livros que ainda irão receber. Todos os títulos destinados a cada escola constam no Sistema de Distribuição de Livros, no link. Vale ressaltar que o prazo para a demanda de livros remanescentes da reserva técnica pelas escolas e secretarias de Educação será até a primeira quinzena de março.

A coordenadora do Livro Didático e Biblioteca da Secretaria da Educação do Estado, Alessandra Santana, ressaltou a importância do processo de devolução e conservação dos livros didáticos. "É fundamental que as escolas conscientizem os estudantes sobre o uso e a conservação dos livros didáticos. Uma boa alternativa é forrar os livros com plástico. Além disso, ao final do ano letivo, as escolas devem fazer campanhas de devolução dos livros, pois os mesmos são utilizados durante o período de quatro anos".

Entrega de livros didáticos

Às escolas da rede estadual de ensino continuam realizando a entrega dos livros didáticos, cujo processo foi iniciado no início do ano letivo. Nesta terça-feira (27), data em que é comemorado o Dia do Livro Didático, os estudantes do Colégio Estadual Raphael Serravalle, em Salvador, já receberam todos os livros didáticos, juntamente com a farda do colégio. Na quarta-feira (28), será a vez dos estudantes do Colégio Estadual Professor Nogueira Passos, também em Salvador, receberem o kit de material didático.

Com os seus livros em mãos, o estudante Ítalo Fabiano Viana, 11, 6º ano, do Colégio Estadual Raphael Serravalle, comemorou a entrega. "É muito legal poder estudar com os livros novinhos assim. Dá mais vontade de fazer as atividades que as professoras passam", disse, entusiasmado.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/