Estado e municípios alinham estratégias para o Programa Bahia Alfabetizada

EducaçãoComitê

Estado e municípios alinham estratégias para o Programa Bahia Alfabetizada

O encontro promoveu o alinhamento institucional, a socialização das ações em curso e estabeleceu encaminhamentos  

Foto: Kauan Moreira

Na tarde desta sexta-feira (8), a União dos Municípios da Bahia (UPB) sediou a reunião do Comitê Estadual do Programa Bahia Alfabetizada. O encontro serviu para definir estratégias para mobilizar as prefeituras a aderirem à iniciativa. Instituído pela Lei nº 25.668/2025, o programa estabelece uma política permanente de alfabetização, fortalecendo o regime de colaboração entre o Estado e os 417 municípios baianos, visando garantir a alfabetização das crianças na idade adequada e combater o analfabetismo.

O encontro promoveu o alinhamento institucional, a socialização das ações em curso e estabeleceu encaminhamentos para a implementação do programa, que prevê recursos, material didático, formação continuada e ações integradas para melhorar a aprendizagem nos primeiros anos do Ensino Fundamental e recompor conteúdos nas séries seguintes.

📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

A superintendente de Políticas para a Educação Básica da Secretaria da Educação do Estado, Helaine Souza, destacou que a reunião fortaleceu o diálogo para garantir a alfabetização na idade certa. "Esta foi a primeira reunião do Comitê de Monitoramento e Acompanhamento da Lei do Bahia Alfabetizado, sancionada esta semana pelo governador. Agora, os diferentes entes se reúnem para a efetivação desta política tão importante para a vida dos baianos".

Participaram da reunião representantes do Instituto Anísio Teixeira (IAT); das universidades estaduais da Bahia (UNEB), de Feira de Santana (UEFS) e de Santa Cruz (UESC); da União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME); da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), da Defensoria Pública, da APLB-Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia; e da UPB, além de órgãos e entidades parceiras que atuarão de forma articulada na execução do programa. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quarta, 13 Agosto 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/