Vereadores de Feira iniciam articulações e apoios para as eleições de 2026

PolíticaEleições 2026

Vereadores de Feira iniciam articulações e apoios para as eleições de 2026

Há ainda parlamentares que seguem avaliando o cenário 

Foto: Divulgação/ Câmara Municipal

A maioria dos vereadores da Câmara Municipal de Feira de Santana começou a definir posicionamentos e alianças para as eleições do ano que vem. Porém, há ainda parlamentares que seguem avaliando o cenário.

O presidente da Casa, Marcos Lima (União Brasil), por exemplo, tem mantido diálogo com o deputado estadual Marcinho Oliveira e com o presidente da Câmara de Salvador, Carlos Muniz, como opções para deputado estadual e federal.

"Nós temos conversado bastante com candidatos a deputados estadual e federal, senador não tanto. Para estadual tenho conversado com Marcinho Oliveira, deputado que tem compromisso nas regiões que ele atua e ele tem muita vontade de trabalhar aqui por Feira de Santana, tem visitado, temos nos encontrado bastante e estamos tendo conversas muito proveitosas. Para Federal, conversei recentemente com Carlos Muniz, presidente da Câmara Municipal de Salvador, que é uma pessoa que tem se destacado bastante. Para deputado estadual, nas eleições passadas, votei em Pablo Roberto, que hoje está como vice- -prefeito e secretário do Município e para federal apoiamos Ricardo Maia", afirmou Lima. 

Vereador Gean Caverna (Podemos) já declarou apoio a reeleição do deputado estadual Binho Galinha e ao governador Jerônimo Rodrigues. "Falar na eleição de 2026, a gente tem um candidato amigo/ irmão, que é o deputado Binho Galinha, deputado estadual, que tem lutado por Feira de Santana, traz emendas para o município, faz um trabalho constante e de excelência. Para deputado federal estamos em conversa com um amigo, mas ele ainda não confirmou candidatura. O governador Jerônimo tem trabalhado em conjunto com o nosso mandato e trabalhando por Feira de Santana. Se ele for candidato, meu apoio é dele. Tem também o amigo que tem lutado pela cidade, o Jayme Vieira Lima, presidente (CERB), se for candidato o meu apoio é dele".

Josivaldo Santana (UB) declarou apoio ao deputado federal Diego Coronel e para estadual, João de Furão, ambos do grupo do Senador Ângelo Coronel. "Todos em Feira de Santana sabem que eu tenho uma ligação muito forte com o senador Ângelo Coronel, temos uma base, uma ligação de muitos anos fora da política. Meu deputado federal será Diego Coronel, um irmão, um parceiro de vida e uma pessoa que eu tenho estima muito grande e o nosso deputado estadual, do mesmo grupo do senador Coronel, será João de Furão, uma pessoa jovem, que teve uma reeleição expressiva em Conceição da Feira. Nós precisamos de jovens na política e na Assembleia do Estado teremos ele como nosso pré- -candidato". 

📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

Edvaldo Lima (UB) também já definiu seu apoio para candidato a deputado estadual, mas para federal disse que escutará a liderança religiosa. "Para deputado estadual o vereador Edvaldo Lima vai marchar com o deputado Samuel Júnior, mas para deputado federal eu ainda não tenho. Eu vou escutar o pastor presidente da igreja e também presidente da convenção estadual, é o pastor Valdomiro Pereira da Silva. Ele lidera a Convenção Estadual das Assembleias de Deus na Bahia (CEADEB). O deputado Samuel tem feito um grande trabalho, na Assembleia, e é da nossa convenção. Para os demais cargos ainda vamos ouvir o partido para entender como se colocar". 

Lu de Ronny (PV) informou que está em fase de avaliação. Segundo ela, muitos pré-candidatos já a procuraram, mas sua decisão ainda não foi tomada. "Eu ainda estou analisando o cenário, para mim está ainda muito cedo para confirmar algo. Já vieram muitos pré-candidatos me procurando, conversamos, mas estou analisando e vendo o melhor para Feira de Santana. Conversei com o prefeito José Ronaldo, com alguns nomes aqui da terra e estou em análise. Preciso abraçar pessoas que venham realmente nos abraçar e não só no momento que querem apoio. Sabemos que os eleitores atualmente estão bem mais conscientes, quem pede voto somos nós e quem fica na cidade somos nós e por isso seremos cobrados". 

Ismael Bastos (PL) apoiará Tom Costa. "Já definimos o deputado estadual é será o Tom Costa (Tom é meu amigo), que já foi vereador aqui três vezes, já foi deputado também, infelizmente perdemos a eleição passada por causa de 800 votos, ele me ajudou muito na campanha, é um amigo, parceiro/ irmão e toda a minha energia estará voltada para ajudar a elegê-lo como deputado estadual. Já para os outros cargos, estamos aguardando ainda. Não há decisão porque envolve outras pessoas, temos muito o que conversar e não posso tomar atitude sozinho. Seremos alinhados ao partido e certamente apoiaremos um senador que tenha vinculado a nossa chapa, acredito que seja João Roma". 

Ron do Povo (PP) decidiu seu apoio em conformidade com o grupo político para deputado estadual, o ex-vereador, Tom Costa. "Com experiência no meu 3º mandato, conversei com José Ronaldo, nosso líder político, e decidimos apoiar para deputado estadual Tom Costa, que já foi deputado estadual, vereador três vezes. E federal, estou analisando o que é melhor para Feira, já para senador, vou escutar o grupo e decidir lá na frente".

Galeguinho (União Brasil), que foi candidato a deputado federal, em 2022, diz que ainda está em análise sobre qual candidato fortaleça a política local e esteja disposto a uma relação política mútua. "Esse ano vou sim apoiar alguém aqui da cidade para fortalecer ainda mais a política local. Mas, ainda não tenho nada definido, justamente porque precisamos alinhar, deixar tudo organizado para que a gente possa, de fato, trilhar um caminho que seja bom para os dois lados. Para senador, provavelmente, vou apoiar um aliado da base". 

Professor Ivamberg (PT) já tem seus apoios bem definidos e diz que seguirá o grupo partidário. "Para deputado estadual Robson Almeida, companheiro do partido, já trabalhou conosco. A gente continua com ele, para a próxima eleição. O Deputado Federal é Zé Neto, pois, é o nosso líder e representante. Para o senado, Jaques Wagner ou Rui Costa, vamos ver como as coisas caminham". 

Pastor Valdemir (PP), pode apoiar para federal, Gabriel Nunes, o mesmo que apoiou na eleição passada e Marcos Carvalhal (PL), deve marchar com Capitão Alden, para federal. Os dois, juntamente com Jorge Oliveira (PRD), disseram que confirmariam, hoje (12), os nomes de quem vão apoiar tanto para Federal quanto para Estadual. Já o vereador Eli Ribeiro deve seguir apoiando para deputado estadual, José de Arimatéia (Republicanos), e para federal Márcio Marinho (Republicanos). 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quarta, 13 Agosto 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/