Estudantes de escola municipal cultivam horta e reforçam merenda escolar

EducaçãoFeira de Santana

Estudantes de escola municipal cultivam horta e reforçam merenda escolar

A atividade faz parte de uma projeto ambiental multidisciplinar 

Crédito: Mário Sepúlda/FE

A escola Municipal Accioly Silva Araújo, localizada no bairro Muchila, desenvolveu um projeto horta cultivada pelas crianças na unidade. A atividade faz parte de uma projeto ambiental multidisciplinar que aplica conhecimentos didáticos a prática do cultivo de hortaliças além de enriquecer a merenda escolar.

De acordo com Vanusa Araújo, vice-diretora da unidade, para além da atividade didática, a ação impacta a comunidade, já que os alunos aplicam as práticas de cultivo em suas próprias casas. "A hora é parte de um projeto maior que temos sobre meio ambiente e a horta é uma das ações. Tem o objetivo de ensinar crianças a cultivar, a cuidar do meio ambiente, usar os temperos e ajudar na merenda escolar. A partir dos aprendizados aqui os alunos ajudam em casa, aplicam a horta suspensa, passam a cultivar em garrafa pet. Pensamos agora em expandir o projeto, fazer uma horta coberta para que os nutrientes sejam melhor aproveitados dentro desse espaço ou de qualquer pequeno espaço que eles tenham", diz.

Professora Mauritânia Matias, coordenadora do projeto, conta que além da horta horizontal, tem também a vertical e que toda essa experiência é muito educativa e sustentável para criança. A educadora conta ainda que a instituição conta com apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMAM). "Eu sou professora do 5º ano do Ensino Fundamental e, assim como eu, todos os professores da série estão participando do projeto. O programa do Meio Ambiente trouxe a ideia de confeccionar a horta. No início, apesar do inverno já ter acabado, fizemos o trabalho com as crianças e conseguimos plantar o coentro, o quiabo, o alface, o pimentão. As crianças cultivam essas hortaliças molhando, limpando, colhendo. Nós tivemos uma grande parceria com João Dias da SEMMAM. Pretendemos dar continuidade, melhorando, cobrindo o espaço, principalmente, por conta do clima quente", explica.

Os educadores dizem ainda que avaliação foi muito positiva e que os alunos fazem questão de fazer todos os processos do cultivo, além de comer com mais prazer. "O comprometimento é total" 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/